Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2003 - 10h39

Gays fazem protesto na frente da Catedral da Sé contra o Vaticano

FERNANDA IEMA PINTO
da Folha Online

A Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo organiza para o final desta manhã, no centro da cidade, um protesto contra o documento emitido pelo Vaticano, na semana passada, que condena o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com a associação, os manifestantes pretendem se reunir na frente da Catedral da Sé. Não há estimativa de público.

Às 12h a igreja realiza uma missa. O objetivo da associação é conversar com os fiéis após a celebração.

O grupo de homossexuais Ação Direta, do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), também deve participar do ato.

Protestos

Ontem, grupos GLBT também realizaram manifestações. Os manifestantes queimaram cópias do documento do Vaticano em alguns Estados.

Em Salvador (BA), segundo o GGB (Grupo Gay da Bahia), a manifestação reuniu cerca de 250 pessoas no Pelourinho. Eles distribuíram 1.200 folhetos condenando a decisão da Igreja Católica

O protesto também ocorreu em frente à Catedral de Curitiba (PR) e reuniu cerca de 200 pessoas. O presidente do Inpar (Instituto Paranaense 28 de Junho), Roberto Kaiser, 43, afirma que aproveitou a manifestação para apresentar seu pedido de apostasia (pedido de negação do batismo).

Kaiser afirma ainda que manifestações semelhantes também estavam programadas para ocorrer em Brasília, Goiás e Roraima.

Igreja

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Majella, disse que o documento divulgado pelo Vaticano não "declara guerra" aos homossexuais.

"Em primeiro lugar, o documento respeita a liberdade e a dignidade de todos, sem fazer distinção."

Especial
  • Você é a favor do casamento entre homossexuais? Vote
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página