Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2003 - 12h26

Sinal de celular funcionará no metrô em 2004, diz governo

da Folha Online

A partir do próximo ano os 2,6 milhões de passageiros que circulam diariamente pelo metrô de São Paulo poderão utilizar o telefone celular nas estações subterrâneas e dentro dos trens, sob os túneis, segundo o governo.

Após a realização de testes de propagação dos sinais de radiofrequência no interior do trem e dos túneis, a Gerência de Engenharia e Projetos da Companhia do Metrô constatou a viabilidade desse sistema.

Segundo técnicos do Metrô, a instalação de cabos de fibras ópticas e antenas, no interior de 30 quilômetros de túneis e em 28 estações enterradas nas linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha, permitirá a utilização do celular.

As especificações técnicas para a contratação de um sistema de transmissão, prevista para março de 2004, já foram elaboradas. No entanto, o Metrô não divulgou uma data para a instalação dos fios.

A idéia da Companhia do Metrô é que essa infra-estrutura seja compartilhada por todas as operadoras de telefonia celular e comunicações móveis, que pagarão uma taxa pela utilização.

"Com essa inovação, o maior beneficiado será o nosso usuário, que poderá fazer ou receber suas ligações telefônicas durante todo o tempo que estiver viajando", disse o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página