Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 07h57

Unidade da Febem vira presídio feminino em Franco da Rocha

da Folha Online

A unidade 30 do complexo da Febem de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, vai virar presídio feminino. A inauguração oficial será feita hoje pelo secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

A unidade tem capacidade para 600 vagas que serão paulatinamente preenchidas pelas presas do cadeião de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. As primeiras chegam na próxima segunda-feira.

Rebelião

Uma rebelião ocorrida ontem na unidade 31 da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) em Franco da Rocha terminou com um funcionário morto. A situação foi controlada no início da noite.

Segundo a Febem, a rebelião começou por volta das 16h, quando os internos, armados com facas artesanais, renderam três monitores. Eles foram surpreendidos no momento em que levariam os adolescentes da ala G para uma atividade esportiva.

Gravemente ferido, o funcionário Rogério Rosa, 32, foi liberado pelos rebelados e levado para o pronto-socorro, mas não resistiu e morreu. Os outros dois reféns foram liberados.

A unidade 31 da Febem deverá ser desativada até o final do ano.

Presídios

A Secretaria da Administração Penitenciária tem atualmente 116 unidades prisionais. Com a Penitenciária Feminina de Franco da Rocha passa a ter 117 estabelecimentos para abrigar os seus 94.517 detentos. Desse total, 2.639 são mulheres.

Franco da Rocha será a segunda penitenciária do Estado a ser dirigida por um homem. O diretor José Lopes da Silva Júnior está há seis anos no sistema prisional e já trabalhou em presídios de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, e em Guarulhos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página