Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2003 - 11h24

Cidade de São Bernardo do Campo completa hoje 450 anos

da Folha Online

São Bernardo do Campo, uma das cidades mais importantes da Grande São Paulo, completa hoje 450 anos. Para comemorar, a prefeitura promove shows e desfiles durante todo o dia.

Às 9h, houve o hasteamento das bandeiras no palanque oficial. Um desfile será realizado na rua Marechal Deodoro, no centro da cidade, e contará com a participação dos membros do Exército, da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia Montada.

Também prestigiarão o evento representantes dos Tiros de Guerra de São Bernardo, Santo André, São Caetano e de Suzano; o Canil da PM; com desfile de viaturas, motos, carros, além da presença de colecionadores de jeeps e caminhões militares.

Segundo informações da prefeitura, alunos de 15 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, também participam do desfile, além de integrantes do V Festival Internacional de Folclore, os grupos de escoteiros e bandeirantes, dois carros alegóricos, seis fanfarras, duas bandas de escolas particulares e a Banda Sinfônica de São Bernardo.

A comemoração será encerrada com shows de sertanejos e será encerrada pelo cantor Daniel. A festa acontece no espaço de Eventos da cidade, a partir das 17h.

História

O município de São Bernardo do Campo nasceu na Borda do Campo. Como a região era local de passagem para aqueles que se dirigiam do Planalto ao Porto de Santos, em especial as "tropas" que carregavam mercadorias, começou a se desenvolver um povoado as margens dos Ribeirão dos Meninos, região do atual bairro Rudge Ramos.

Os caminhos se proliferaram, não só como passagem mas também como expansão do processo de urbanização. Os bairros foram se desdobrando em pequenas vilas e novos bairros.

O nome "São Bernardo" surgiu por causa da denominação da fazenda dos Monges Beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado de 1717.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página