Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2003 - 15h10

Novo diretor da Febem Ribeirão diz que prioridade é disciplina

Publicidade
MARIA TERESA MORAES
da Folha de S.Paulo, em Ribeirão

O novo diretor regional da Febem de Ribeirão Preto (314 km de SP), Marcos Donizete Ivo, que assumiu anteontem, disse que as principais metas na instituição serão a manutenção da disciplina e a implantação de um projeto pedagógico. Veja abaixo trechos da entrevista concedida à Folha:

Folha - Quais suas principais metas na direção da Febem?

Marcos Donizete Ivo - Venho da unidade de Sertãozinho, onde há cerca de um ano não enfrentamos fugas e rebeliões. Nossa meta principal está calcada na disciplina e na implantação do projeto pedagógico.

Folha - O que muda na rotina diária das três unidades?

Ivo - Não muda nada. É apenas uma questão de prioridade. A manutenção da disciplina é uma das prioridades, talvez porque eu tenha conseguido priorizar isso em Sertãozinho.

Folha - A realidade da unidade de Sertãozinho é diferente da vivida em Ribeirão Preto, onde há mais adolescentes, os prédios são maiores, mais antigos e com histórico de fugas e rebeliões. Como será o trabalho para evitar novos conflitos no complexo?

Ivo - O perfil dos internos de Ribeirão Preto e de Sertãozinho é pouco diferenciado. Os meninos de Sertãozinho saíram de Ribeirão Preto.
Apenas a unidade de Ribeirão Preto apresenta problemas. As demais, Ouro Verde e Rio Pardo, têm uma realidade bem próxima da vivida em Sertãozinho. A unidade de Ribeirão tem problemas pontuais. Além de ser uma instituição antiga, tem funcionários antigos, que, de certa forma, não estão acostumados com as novas propostas da Febem.

Folha - Em que se norteia a nova proposta pedagógica da Febem?

Ivo -Ela se baseia na disciplina, na contenção e no trabalho pedagógico de priorizar a educação dos internos. A Febem tem o compromisso de que os internos continuem a estudar quando adquirirem a liberdade.

Folha - Os menores das unidades de Rio Pardo e Ouro Verde também terão suas rotinas alteradas, como aconteceu recentemente na unidade de Ribeirão?

Ivo - O uso de uniformes, a restrição à programação de TV e a redução no número de visitas semanais também serão implantados nas outras unidades.

Folha - Os agentes que vieram reforçar a segurança em Ribeirão Preto após as fugas no prédio que abriga reincidentes vão permanecer por quanto tempo no complexo?

Ivo - Eles [os agentes] vão ficar aqui o tempo que for necessário.

Folha - O que os agentes de reforço ensinam aos funcionários locais?

Ivo - Eles passam os princípios de trabalho com legalidade e ordem, preparando os funcionários para situações de conflitos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página