Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2003 - 12h52

PF lança campanha para combater tráfico de animais

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal lança hoje em Brasília um projeto de combate à biopirataria e ao tráfico internacional de animais que prevê uma campanha educativa e o endurecimento da fiscalização em portos e aeroportos do país.

Segundo a PF, o tráfico de animais movimenta US$ 10 bilhões por ano em todo o mundo, dos quais US$ 1,5 bilhão tem origem no Brasil. A cada ano, 12 milhões de animais brasileiros --a maioria integrante da lista de espécies em extinção-- são vítimas da biopirataria.

O chamado projeto Drake também contempla investimento em treinamento de pessoal e levantamentos de inteligência. Segundo o coordenador de prevenção e repressão contra crimes ambientais da PF, delegado Jorge Barbosa Pontes, um dos objetivos principais é "inibir a prática desse tipo de crime".

O lançamento do projeto Drake, que ocorre no Ministério da Justiça às 15h, contará com a presença do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o cartunista Ziraldo, autor dos cartazes da campanha.

A ocasião também marca o início de funcionamento das 27 delegacias regionais especializadas no combate aos crimes contra o ambiente e o patrimônio histórico, resultado da reestruturação da PF.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página