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07/09/2003
-
04h46
TATIANA UEMURA
da Folha de S.Paulo
Reduto de reservas naturais e de condomínios de luxo, o litoral norte de São Paulo vai perder um pouco o estilo "selvagem" para receber obras de urbanização que atendam melhor a massa crescente de turistas na alta temporada e a população local.
O ciclo de revitalização mostrará resultados na próxima temporada de verão, quando são esperados cerca de 1 milhão de visitantes. O investimento em obras em vias de circulação e nas praias é de pelo menos R$ 16,6 milhões -R$ 1,5 milhão em São Sebastião, R$ 12,2 milhões em Ubatuba, R$ 1,2 milhão em Ilhabela e R$ 1,7 milhão em Caraguatatuba, segundo as prefeituras.
Isso sem contar as obras de recuperação das rodovias Rio-Santos (SP-55) e dos Tamoios (SP-99), a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que somam R$ 172 milhões. Apesar de serem prioridade do governo do Estado, podem atrasar e dependem da arrecadação.
Em São Sebastião, a intenção é diminuir a quantidade de buracos, a lama e a poeira nos acessos aos bairros badalados de Barra do Una, Camburi, Maresias e Boiçucanga. Em Barra do Una, a pavimentação foi finalizada. Em Boiçucanga, deverá estar pronta no final deste ano. Está prevista a construção de dois portais em Boracéia e Canto do Mar em 2004.
O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), 58, negocia com o governo do Estado a inclusão de um trecho de 8,5 quilômetros da Rio-Santos, entre os bairros São Francisco e Topolândia, no cronograma do DER.
"São Sebastião é um caso "sui generis". Não temos nenhuma opção de estrada além da passagem pelo centro da cidade. Todo o tráfego da Rio-Santos também é pelo meio da cidade. Então não é nenhuma benesse", disse.
Já Ubatuba pretende melhorar a circulação em 57 ruas do centro e nas praias de Perequê-Açu/Barra Seca, Grande, Itaguá, Iperoig e Maranduba, além da ciclovia de dois quilômetros entre Perequê-Mirim e Saco da Ribeira. As obras estão em andamento.
A estrada do Rio Escuro-Monte Valério, que liga as rodovias Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos, projeto considerado mais importante, segundo o secretário de Turismo do município, Sérgio Luiz Alves Carvalho, 43, promete desafogar o trânsito de quem vai em direção à praia Grande.
"Na alta temporada, para passar pela praia Grande, leva três horas. A estrada vai encurtar o espaço de tempo da área sul para a centro-norte", afirma. Com 12 quilômetros de extensão, falta ainda o asfaltamento de um trecho de 600 metros que passa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, o que exige autorização ambiental.
Litoral norte de SP tem pacote de obras
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da Folha de S.Paulo
Reduto de reservas naturais e de condomínios de luxo, o litoral norte de São Paulo vai perder um pouco o estilo "selvagem" para receber obras de urbanização que atendam melhor a massa crescente de turistas na alta temporada e a população local.
O ciclo de revitalização mostrará resultados na próxima temporada de verão, quando são esperados cerca de 1 milhão de visitantes. O investimento em obras em vias de circulação e nas praias é de pelo menos R$ 16,6 milhões -R$ 1,5 milhão em São Sebastião, R$ 12,2 milhões em Ubatuba, R$ 1,2 milhão em Ilhabela e R$ 1,7 milhão em Caraguatatuba, segundo as prefeituras.
Isso sem contar as obras de recuperação das rodovias Rio-Santos (SP-55) e dos Tamoios (SP-99), a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que somam R$ 172 milhões. Apesar de serem prioridade do governo do Estado, podem atrasar e dependem da arrecadação.
Em São Sebastião, a intenção é diminuir a quantidade de buracos, a lama e a poeira nos acessos aos bairros badalados de Barra do Una, Camburi, Maresias e Boiçucanga. Em Barra do Una, a pavimentação foi finalizada. Em Boiçucanga, deverá estar pronta no final deste ano. Está prevista a construção de dois portais em Boracéia e Canto do Mar em 2004.
O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), 58, negocia com o governo do Estado a inclusão de um trecho de 8,5 quilômetros da Rio-Santos, entre os bairros São Francisco e Topolândia, no cronograma do DER.
"São Sebastião é um caso "sui generis". Não temos nenhuma opção de estrada além da passagem pelo centro da cidade. Todo o tráfego da Rio-Santos também é pelo meio da cidade. Então não é nenhuma benesse", disse.
Já Ubatuba pretende melhorar a circulação em 57 ruas do centro e nas praias de Perequê-Açu/Barra Seca, Grande, Itaguá, Iperoig e Maranduba, além da ciclovia de dois quilômetros entre Perequê-Mirim e Saco da Ribeira. As obras estão em andamento.
A estrada do Rio Escuro-Monte Valério, que liga as rodovias Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos, projeto considerado mais importante, segundo o secretário de Turismo do município, Sérgio Luiz Alves Carvalho, 43, promete desafogar o trânsito de quem vai em direção à praia Grande.
"Na alta temporada, para passar pela praia Grande, leva três horas. A estrada vai encurtar o espaço de tempo da área sul para a centro-norte", afirma. Com 12 quilômetros de extensão, falta ainda o asfaltamento de um trecho de 600 metros que passa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, o que exige autorização ambiental.
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