Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2003 - 09h45

Nova Febem de Ribeirão Preto será em antiga escola

Publicidade

AFRA BALAZINA
da Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto

Foi aprovada a criação de mais uma unidade da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) em Ribeirão Preto (314 km a norte de São Paulo). A portaria que estabelece sua instalação foi publicada no "Diário Oficial do Estado" no último sábado.

A unidade ocupará as antigas instalações da escola estadual Raul Peixoto, no bairro Santa Cruz do José Jacques. O colégio havia sido transferido em julho para um prédio na rua Guarujá, no bairro Jardim Paulista.

A nova Febem da cidade será uma USI (Unidade de Semiliberdade Inicial) e terá capacidade para abrigar 40 adolescentes do sexo masculino, de 15 a 18 anos.

O programa de semiliberdade é destinado a adolescentes infratores como forma de transição para o meio aberto. Eles trabalham ou estudam fora da instituição e voltam ao local à tarde para dormir.

Uma mulher que mora há três anos no local, que se identificou apenas como Lurdes, disse que a unidade da Febem vai tirar o sossego do bairro. "Quando era escola, pelo menos era tranquilo", afirmou.

A Febem em Ribeirão Preto passa por uma crise devido a denúncias de maus-tratos de internos por funcionários vindos de São Paulo.

Na sexta-feira, o diretor da UI (Unidade de Internação) Rio Pardo, Adauto Pereira, foi afastado por causa de uma sindicância da Corregedoria da Febem para apurar as acusações. Também na sexta, doze internos fugiram. Até ontem, três menores haviam sido recapturados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página