Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2003 - 18h44

Detran-RS não reconhecerá mais carteiras de habilitação paraguaias

Publicidade

da Folha Online

As carteiras de habilitação expedidas pelos órgão de trânsito do Paraguai não serão mais aceitas no Rio Grande do Sul, de acordo com a decisão tomada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

A medida, que deve ser publicada amanhã no "Diário Oficial do Estado", tem como objetivo evitar que potenciais causadores de acidentes circulem pelo Estado.

Conforme a portaria, não serão mais reconhecidas as habilitações feitas naquele país cujo titular seja brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência definitivo no Brasil.

De acordo com o Detran, a decisão foi tomada após diversos casos envolvendo as carteiras do Paraguai, onde o processo para a obtenção do documento não é tão rigoroso quanto o brasileiro. O mais recente aconteceu neste fim de semana, na RS-118, entre Sapucaia e Viamão. O motorista havia tido sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa pelo Detran-RS, mas apresentou ao policial rodoviário uma carteira emitida no Paraguai.

Os condutores que já possuírem a habilitação paraguaia terão que revalidar o documento, realizando todos os exames previstos no Código de Trânsito Brasileiro para a obtenção da CNH. Ou seja, terão que realizar os exames psicotécnico, médico, teórico e prático.

Caso o condutor seja flagrado portando apenas o documento paraguaio, será autuado pela infração --considerada gravíssima--, com multa de R$ 574,59, e apreensão do veículo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página