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25/09/2003
-
15h57
CINDY CORRÊA
da Folha Online
O governo do Estado de São Paulo espera começar as obras do trecho Sul do Rodoanel no fim do próximo ano. Segundo o superintendente de planejamento da Dersa, Milton Xavier, em dois anos, a obra do primeiro trecho do ramal Sul estaria acabada.
A perspectiva é que serão necessários R$ 1,9 bilhão para construção do trecho Sul. A União, que no projeto inicial seria responsável por 50% dos investimentos, não incluiu o Rodoanel como prioridade em seu orçamento. Até agora, o governo Federal repassou apenas 30% dos investimentos totais.
O secretário de Estado dos Transportes de São Paulo, Dario Rais Lopes, explicou que os projetos da obra e de alavancagem de recursos serão analisados pelo PED (Programa Estadual de Desestatização), o que significa uma possível parceria com a iniciativa privada.
"Não necessariamente teremos pedágio. A participação privada ainda não está decidida", disse.
Nos próximos seis meses deve ficar pronto o projeto executivo analisado pelo PED. O texto será revisto para modificar o traçado do Rodoanel e inclusão da área para a construção de um anel ferroviário (Ferroanel).
O primeiro trecho a ser construído no tramo Sul do Rodoanel ligará a região Papa João 23, em Mauá, até a rodovia dos Imigrantes. Xavier explicou que esse trecho fará a conexão do grande ABC paulista até Santos sem trafegar por dentro de São Paulo. Com isso, a expectativa do governo é de um bom alívio no trânsito de caminhões pela cidade.
O custo médio por quilômetro do ramal Sul será mais caro do que no trecho já pronto na região Oeste. Segundo Lopes, a área Sul é mais povoada, o que deverá encarecer as desapropriações.
Obra do trecho Sul do Rodoanel deve começar em 2004
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da Folha Online
O governo do Estado de São Paulo espera começar as obras do trecho Sul do Rodoanel no fim do próximo ano. Segundo o superintendente de planejamento da Dersa, Milton Xavier, em dois anos, a obra do primeiro trecho do ramal Sul estaria acabada.
A perspectiva é que serão necessários R$ 1,9 bilhão para construção do trecho Sul. A União, que no projeto inicial seria responsável por 50% dos investimentos, não incluiu o Rodoanel como prioridade em seu orçamento. Até agora, o governo Federal repassou apenas 30% dos investimentos totais.
O secretário de Estado dos Transportes de São Paulo, Dario Rais Lopes, explicou que os projetos da obra e de alavancagem de recursos serão analisados pelo PED (Programa Estadual de Desestatização), o que significa uma possível parceria com a iniciativa privada.
"Não necessariamente teremos pedágio. A participação privada ainda não está decidida", disse.
Nos próximos seis meses deve ficar pronto o projeto executivo analisado pelo PED. O texto será revisto para modificar o traçado do Rodoanel e inclusão da área para a construção de um anel ferroviário (Ferroanel).
O primeiro trecho a ser construído no tramo Sul do Rodoanel ligará a região Papa João 23, em Mauá, até a rodovia dos Imigrantes. Xavier explicou que esse trecho fará a conexão do grande ABC paulista até Santos sem trafegar por dentro de São Paulo. Com isso, a expectativa do governo é de um bom alívio no trânsito de caminhões pela cidade.
O custo médio por quilômetro do ramal Sul será mais caro do que no trecho já pronto na região Oeste. Segundo Lopes, a área Sul é mais povoada, o que deverá encarecer as desapropriações.
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