Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2003 - 19h12

Mulher recebe remédio inadequado e entra em coma; médico é indiciado

Publicidade

da Folha Online

A paciente Rosalina Medeiros, 53, alérgica a dipirona, entrou em estado de coma em meados de agosto no hospital Copa D'Or, em Copacabana (zona sul do Rio), depois que o médico Roberto Seabra Lannes receitou o medicamento ignorando o alerta na ficha dela.

Minutos depois de receber o medicamento Rosalina começou a apresentar quadro de insuficiência respiratória aguda, choque anafilático, convulsões e entrou em coma. Ela havia sido levada à emergência do hospital por sentir fortes dores nas costas.

A família da paciente elaborou um boletim de ocorrência no 12º Distrito Policial (Copacabana) e, por conta disso, o médico foi indiciado na última quarta-feira por lesão corporal grave. Se condenado ele pode pegar de dois meses a um ano de prisão.

Segundo a delegada Monique Vidal, o médico atendeu a paciente sem levar em conta o que estava escrito na ficha de atendimento da emergência do hospital. "A ficha alertava para o fato da paciente ser alérgica. O médico não prestou atenção no aviso e receitou o medicamento errado", disse.

Saúde

A assessoria de imprensa do Copa D'Or informou que o hospital está prestando toda a assistência necessária à paciente, que apresenta sinais de recuperação neurológica.

A direção do hospital também reconheceu o problema ocorrido com Rosalina e disse que afastou o médico --que tirou férias-- e o advertiu formalmente por "cometer ato de não conformidade com os princípios de acompanhamento de paciente em emergência".

O hospital afirma ainda que este foi o primeiro caso de erro médico ocorrido em suas dependências, que atende cerca de 5.000 pessoas por mês no setor de emergência.

Especial
  • Leia mais notícias sobre riscos de medicamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página