Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2003 - 16h25

Causas do acidente de Martinez devem sair em 90 dias

Publicidade

da Folha Online

O Departamento de Investigação da Aeronáutica deverá levar, pelo menos, 90 dias para saber quais foram as causas da queda do avião onde estavam o presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez, 55, o piloto Carlos Luiz da Luz e os amigos João Luiz Goebel e André Surugi, no litoral do Paraná.

De acordo com o tenente-coronel Nebez, porta-voz da Aeronáutica, será feita uma investigação para estudar os destroços do avião, a posição do radar e as condições meteorológicas no momento que aconteceu o acidente. "Não dá para saber se foi uma falha mecânica ou erro do piloto", disse.

O delegado de Guaratuba --região onde o avião foi localizado-- já autorizou a remoção dos corpos pelo grupo de resgate da Aeronáutica. Segundo o tenente-coronel, os corpos serão levados para o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba onde será feito o reconhecimento.

Acidente

O avião partiu de Curitiba, por volta das 9h30 de ontem, com destino a Navegantes, em Santa Catarina. O deputado seguiria para Piçarras (439 km de Florianópolis), onde costumava passar os finais de semana e tem uma casa de praia.

Na tarde de hoje, o monomotor foi encontrado por equipes dos Corpo de Bombeiros e da Força Aérea Brasileira entre os morros do Rolando e do Agudinho, entre os municípios de Matinhos e Guaratuba.

Buscas

Hoje, pelo menos seis helicópteros da Polícia Militar, da Aeronáutica e de amigos de Martinez realizaram buscas no litoral norte do Estado, e na região da serra do Mar.

Por volta das 11h30, o ministro da Defesa, José Viegas Filho, informou que os radares do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego) detectaram o ponto exato onde teria caído o avião.

No entanto, as dificuldades de acesso ao local, no morro Parati, próximo ao município de Guaratuba, e as condições climáticas impediam a chegada do resgate. Segundo o centro, este foi o último ponto marcado pelo radar.

Viegas disse considerar o desaparecimento do avião que levava Martinez uma situação "de aflição" e acrescentou que não havia notícias de sobreviventes.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Erramos: Destroços de avião de Martinez são encontrados
  • Corpo do deputado Martinez e de tripulantes são resgatados no Paraná
  • Saiba mais sobre José Carlos Martinez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página