Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2003 - 11h35

Prefeitura e governo decretam ponto facultativo em Florianópolis

Publicidade

da Folha Online

O governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis decretaram ponto facultativo na capital por causa da falta de energia elétrica que afeta cerca de 300 mil pessoas.

Segundo a Defesa Civil do Estado, escolas, bancos e comércio estão fechados. Apenas hospitais e presídios funcionam com o auxílio de geradores. "A maioria das cirurgias foram canceladas. Apenas as emergenciais ocorrem normalmente", afirmou o major José Mauro da Costa, diretor da Defesa Civil Estadual.

Com o ponto facultativo, o volume de veículos em Florianópolis diminuiu --os semáforos não funcionam.

Conforme o major, a Defesa Civil emitirá boletins para avisar a população sobre a situação da cidade e alertar os moradores para economizarem água. "Eles vão receber as informações via rádio, porque os televisores também não funcionam", disse o major.

Os índices de violência também diminuíram, já que os moradores evitam sair de casa. Cerca de 500 policiais militares foram deslocados para reforçar a segurança das ruas e das lojas. A PM também assumiu o controle do trânsito.

Cabo

A energia elétrica deverá ser restabelecida em Florianópolis no final da tarde. Ontem, o cabo de alta tensão que fornece energia elétrica do continente para a ilha rompeu. O lado continental da capital não foi atingido.

Segundo a Celesc, empresa distribuidora de energia elétrica de Santa Catarina, o atual cabo foi desligado temporariamente e uma nova instalação aérea é montada sobre o canal que separa a ilha do continente.

Esse sistema de alimentação alternativo de energia deve ficar pronto até as 18h. Cerca de 110 homens trabalham no local. O objetivo é evitar que os moradores fiquem sem energia à noite.

Explosão

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela explosão de um botijão de gás seguida de um incêndio. O acidente ocorreu quando uma equipe de técnicos da Celesc fazia a manutenção do sistema de transmissão de média tensão na parte inferior da ponte Colombo Salles, uma das ligações entre a ilha e o continente.

O fogo atingiu os demais cabos, interrompendo o fornecimento de energia para a ilha. O incêndio, segundo a empresa, foi controlado no início da noite de ontem. O calor derreteu parte do asfalto.

Leia mais
  • Apagão em Florianópolis é problema isolado, diz Aneel
  • Energia deve voltar no final da tarde em Florianópolis
  • Aneel quer explicações sobre blecaute em Florianópolis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página