Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2003 - 19h03

Gugu é denunciado por entrevista com falsos membros do PCC

Publicidade

da Folha Online

O apresentador Gugu Liberato e os envolvidos na entrevista exibida no programa "Domingo Legal", do SBT, com falsos integrantes da facção criminosa PCC foram denunciados (acusados formalmente) pela promotora Ana Gabriela Caetano Visconti, de Osasco, na Grande São Paulo.

Exibida no dia 7 de setembro, a reportagem mostrava dois homens encapuzados, que afirmaram integrar o PCC (Primeiro Comando da Capital) e ameaçaram personalidades, entre elas o vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo (PT), e os apresentadores José Luiz Datena (Bandeirantes) e Marcelo Rezende (Rede TV!).

Foram denunciados, em artigos da Lei de Imprensa, além de Gugu, o repórter Wagner Maffezolli, o produtor Rogério Casagrande, Hamilton Tadeu dos Santos, o Barney --que, segundo a polícia, foi responsável por intermediar com o programa a entrevista com os falsos criminosos--, e os atores Wagner Faustino da Silva e Antônio Rodrigues da Silva --que usaram os codinomes Alfa e Beta na entrevista.

Eles poderão responder pelos artigos 16 e 18 da Lei de Imprensa --divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados que provoquem perturbação de ordem pública ou comoção social e realizar transmissões que resultem em crime previsto na lei-- e pelo artigo 147 do Código Penal --ameaça.

Divulgação
O apresentador Gugu
Todos são acusados pelos mesmos artigos porque, segundo o Ministério Público, tiveram envolvimento na exibição da entrevista. A Justiça poderá aceitar ou não a denúncia.

Inquérito

O inquérito policial que apurou a exibição da entrevista foi concluído no final de setembro pelo Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado).

O advogado Adriano Salles Vanni conseguiu evitar que Gugu Liberato fosse indiciado em inquérito policial. Ele foi beneficiado por um habeas corpus preventivo concedido pelo Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais). Em depoimento à Polícia Civil, o apresentador afirmou que desconhecia a farsa.

Os crimes atribuídos aos acusados podem resultar em detenção e multa.

Leia mais
  • Entenda o caso Gugu e a suposta entrevista do PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página