Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2003 - 14h31

Penitenciária de SP sofre fuga em massa; presos saem pelo esgoto

Publicidade

da Folha Online

Presos da Penitenciária do Estado, no Carandiru (zona norte de São Paulo), fugiram hoje à tarde por túneis que ligam o presídio à rede de esgoto.

A Central de Operações da Polícia Militar não soube informar quantos presos fugiram. Até agora 22 foram recapturados nas ruas próximas da penitenciária.

Assim que os familiares dos presos terminarem de deixar a Penitenciária do Estado, a polícia deve contar os prisioneiros e só então divulgar o número de fugitivos.

Uma denúncia feita pelo telefone, por volta das 13h50, teria alertado os policiais sobre a saída dos presos pelos bueiros da rua Doutor Olavo Egídio, em Santana.

A Tropa de Choque está na Penitenciária do Estado tentando conter a fuga. Os presos que já foram recapturados, sujos de lama e esgoto, estão rendidos no pátio.

Medidas

Ontem, para evitar a ocorrência de rebeliões generalizadas nos presídios de São Paulo, a polícia transferiu 13 presos supostamente ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) do Cadeião de Pinheiros para o presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes (interior de SP).

Além disso, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou a criação de uma força-tarefa dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para o combate ao crime organizado. Ele atendeu a um pedido do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo Thomaz Bastos, a medida teria sido deflagrada pelos atentados em São Paulo atribuídos ao PCC. Desde o domingo passado, 37 ataques foram registrados, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Leia mais
  • Última fuga em massa aconteceu em agosto, na cadeia de Bebedouro
  • 103 presos fugiram em 2001, na maior fuga da Penitenciária do Estado
  • Governo cria força-tarefa e transfere 13 presos para tentar conter atentados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página