Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2003 - 17h36

Exposição marca a Semana Estadual de Combate ao Câncer

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria da Saúde de São Paulo vai promover entre os dias 24 e 30 de novembro a Semana Estadual de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do cigarro.

De acordo com a secretaria, a principal atração será a exposição "Enxergando Através da Fumaça", contra o tabagismo, uma das principais causas de câncer.

Entre os destaques do evento estará a boneca Tabina (nome que é a junção de tabaco e nicotina), cujas formas transparentes mostrarão os problemas que o cigarro causa à saúde, em especial ao pulmão.

O público também encontrará um túnel de fumaça que vai simular aos participantes a sensação de um doente com enfisema pulmonar. Além disso a exposição apresentará fotos, cartazes e obras de arte produzidas com radiografias de pacientes com doenças pulmonares.

A exposição acontecerá na galeria central do Conjunto Nacional, na av Paulista, 2.083, Jardim Paulista (região central), e estará aberta ao público das 8h às 22h. A abertura do evento, na segunda-feira (24), acontece às 10h.

Cigarro

O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma pandemia. Em 90% dos casos de câncer de pulmão, segundo a entidade, as vítimas fumam. Nos casos registrados de enfisema pulmonar, 80% são fumantes.

No Estado de São Paulo a secretaria estima que haja 8 milhões de fumantes e 3 milhões de crianças menores de dez anos fumantes passivas.

"Tabagismo deve ser abordado sempre como um grave problema de saúde pública. Além da participação do Estado, é preciso ajuda da família e do fumante, que precisa se conscientizar que o tabaco faz muito mal", segundo Luiz Roberto Barradas Barata, secretário da Saúde do Estado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página