Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2003 - 15h53

Avião retorna para aeroporto após colisão com ave

Publicidade

da Folha Online

Um avião da TAM foi obrigado a retornar para o aeroporto de Uberlândia (MG) após ser atingido, nesta terça-feira, por um pássaro.

A aeronave fazia o trajeto Uberlândia-Congonhas (SP). De acordo com a empresa, os passageiros foram acomodados em outro vôo.

A presença de aves na rota dos aviões, próximo a aeroportos, preocupa as companhias aéreas. O principal perigo são os lixões e a presença de urubus.

Dados do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) apontam que o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, é o que apresenta maiores riscos. Entre 2000 e junho de 2003 foram registradas 124 colisões.

O aeroporto Tom Jobim, no Rio, vem em segundo lugar, com 80 ocorrências no período, seguido por Porto Alegre (RS), com 60 colisões.

De acordo com o comandante Ronaldo Jenkins, coordenador da comissão de segurança de vôo da Snea, a colisão de um urubu de 1,5 kg contra um avião a 400 km/h pode ter o impacto de sete toneladas. Não há registros, no país, de acidentes graves causados pelas colisões com aves.

Projeto

Segundo Jenkins, um projeto deve ser implantado em São Paulo a partir do próximo ano com o objetivo de reduzir a presença de aves na região dos aeroportos.

Biólogos deverão fazer um levantamento das áreas de maior incidência e, depois, realizar a captura e remoção das aves. O prazo previsto para o projeto é de dois anos.

"O projeto servirá como laboratório para ser aplicado em outras localidades", disse Jenkins.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página