Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2003 - 08h46

São Paulo mobiliza 10 mil "agentes" para combate à dengue

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo participa neste sábado (29) do "Dia D" de combate à dengue com cerca de 10 mil "agentes". Em todo o Estado haverá atividades de conscientização e prevenção, com participação da população.

Serão realizadas vistorias a residências e praças, distribuição de panfletos e até pesquisas em bromélias, organizadas pela secretaria e prefeituras.

As atividades em todas as regiões do Estado começam logo pela manhã e devem durar o dia todo. Na capital, a programação envolverá todas as regiões da cidade. No Butantam e na Lapa (ambos na zona oeste) o destaque fica por conta de atividades lúdicas, com participação de artistas da casa da Cultura e com um grupo de escoteiros, que orientarão a população sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

No Parque da Água Branca haverá um jogo comemorativo com a participação de um grupo de atores. Também haverá arrastão dos técnicos no setor de caixas do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

Na Cidade Ademar, zona sul da Capital, a criançada se divertirá com a exibição de filmes, operação cata-bagulho e gincanas. Os pais observarão palestras e participarão de panfletagem nos faróis da região.

Na zona leste, as principais atrações acontecem na Cidade Tiradentes e em Guaianazes. Teatro de fantoches, gincana, atividades esportivas e até um museu da Dengue, em maquete, estarão espalhados pela região. Ainda haverá caminhada, caça-criadouros, ginástica e peças de teatro.

O dia também promete ser agitado na zona norte. Na Brasilândia, um show musical promete levar centenas de pessoas às ruas do bairro. Uma barraca tira-dúvidas será montada e haverá a apresentação do "Rap da Dengue". Os moradores também participam de caminhada e mutirão de combate ao mosquito.

Na região central, a Banda da Guarda fará apresentação no Parque da Luz e agentes irão vistoriar a Praça da Sé. Uma operação cata-bagulho também está confirmada para o bairro da Santa Cecília, com a participação dos moradores.

Em Santo André, no ABC paulista, técnicos da secretaria e do município realizarão pesquisas em cerca de 8.000 bromélias, distribuição de toucas para caixas d'água e vistoria em terrenos vazios e casas da região.

Dengue no Estado

Levantamento do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), órgão da secretaria, registrou 20.221 casos da doença até outubro deste ano, contra 40.411 no mesmo período de 2002 --uma queda de cerca de 50%.

A forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, também apresentou uma menor incidência de casos neste ano. Foram registrados 20 casos até outubro passado, com um falecimento, contra 31 em todo o ano de 2002, quando ocorreram cinco mortes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página