Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2003 - 17h42

Curto-circuito provoca blecaute em parte de Florianópolis (SC)

Publicidade

da Folha Online

Um curto-circuito causou um blecaute na manhã desta segunda-feira em parte da ilha de Santa Catarina --onde está localizado o centro administrativo de Florianópolis. A falta de energia durou cerca de 40 minutos.

De acordo com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), o curto-circuito aconteceu em um cabo que passa sob a ponte Colombo Salles, uma das ligações entre a ilha e o continente.

A Polícia Militar informou que uma das faixas da ponde ficou interditada, mas nenhum acidente foi registrado.

Na madrugada, a Celesc havia interrompido o fornecimento de energia da ilha para religar o sistema original de transmissão que estava desativado desde o dia 29 de outubro por causa de um acidente durante trabalhos de manutenção.

A empresa afirma que o problema não aconteceu no mesmo setor de cabos onde houve o acidente em outubro. De acordo com a empresa, o problema foi contornado e a rede de transmissão original funciona normalmente.

A rede instalada emergencialmente para levar energia elétrica do continente para a ilha foi desligada, mas os postes e fios devem continuar no local para caso de emergência.

Explosão

O primeiro blecaute, que deixou cerca de 300 mil pessoas sem luz, aconteceu no dia 29 de outubro durante manutenção de cabos elétricos em uma galeria da Celesc que fica embaixo da ponte Colombo Salles. Cinco operários, que trabalhavam nos reparos de dois cabos conseguiram escapar ilesos do local, onde houve uma explosão seguida de incêndio.

A energia na ilha só foi restabelecida na noite do dia 31 de outubro. Durante o período de apagão o trânsito ficou caótico, já que semáforos não funcionavam. Também houve falta d'água.

No último dia de blecaute a PM e os bombeiros registraram arrombamentos de residências, incêndios provocados por velas acesas e um estupro.

Apesar disso, nas duas noites do blecaute houve uma queda de 30% na média das ocorrências policiais na cidade. Diariamente, são registradas de 500 a 600 ocorrências.

Após o restabelecimento da energia outros dois rápidos apagões foram registrados na ilha entre os dias 1º e 2 de novembro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página