Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 21h40

Greve na PF suspende emissão de passaportes em alguns Estados

Publicidade

da Agência Folha

A greve da Polícia Federal, iniciada nesta quarta-feira, provocou a suspensão da emissão de passaportes na maioria dos Estados. De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais, a paralisação ocorre praticamente em todo o país, por 48 horas (até a noite desta quinta-feira).

A exceção foi Roraima, por causa das investigações da chamada Operação Gafanhoto. Já no Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí a greve é por tempo indeterminado.

Em São Paulo, os agentes realizaram operação padrão --fiscalização cuidadosa, o que acaba por atrasar o atendimento. Filas se formaram no portão de embarque do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP.

No Rio Grande do Norte, onde são expedidos cerca de 600 passaportes por mês, a emissão foi suspensa. Só casos de emergência serão atendidos.

Em Alagoas, cerca de 50 passaportes deixaram de ser expedidos. No Piauí, a emissão de passaportes --normalmente 15 por dia-- também foi suspensa.

Na Bahia, a vistoria realizada em bagagens de passageiros de vôos internacionais ficou comprometida no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. O atendimento ao público, emissão de passaportes e investigação de contrabando também não funcionaram.

Em Sergipe, apenas os plantonistas e alguns delegados trabalharam. O ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), em visita ao Estado, foi acompanhado por dois agentes, quando o padrão de segurança de ministros exige a presença de no mínimo quatro policiais.

Em Pernambuco e no Ceará, foi feita uma triagem na emissão de passaportes: só foram concedidos para quem ia embarcar nesta quarta ou quinta-feira e em casos de urgência, como problemas de saúde.

Na Paraíba, a emissão de passaportes não foi suspensa com a greve, mas apenas 30% dos funcionários estavam trabalhando, o que deve aumentar o tempo de entrega do documento. Normalmente, ele é entregue em 24h.

Na fronteira e nos aeroportos do Rio Grande do Sul, também houve operação padrão. Dos cerca de 200 passaportes emitidos normalmente nesta época do ano, apenas dois foram expedidos nesta quarta-feira.

Em Santa Catarina, ao menos 160 passaportes deixaram de ser expedidos. Serviços como emissão de carteiras de estrangeiros e certidões foram suspensos.

No Paraná, apenas 12 passaportes foram emitidos --em um dia normal, são cerca de 130.

Em Goiás, os passaportes só serão expedidos com determinação judicial ou se o requerente comprovar problemas de saúde. Em Manaus, a emissão está sendo feita por funcionários contratados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página