Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2003 - 23h37

Rio de Janeiro anuncia esquema de segurança para o Réveillon

Publicidade

da Folha Online

A prefeitura e o governo do Rio de Janeiro divulgaram nesta quinta-feira como será realizado o esquema de segurança para a praia de Copacabana (zona sul). A expectativa é de que 2,5 milhões de pessoas assistam à queima de fogos na praia. Outros pontos da cidade também entram no esquema.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, 17 torres de observação, cada uma com quatro PMs portando rádios e binóculos, serão erguidas na praia de Copacabana. O planejamento inclui o sistema de monitoramento do 19º Batalhão da Polícia Militar, que possui câmeras instaladas em sete pontos das praias do Leme e de Copacabana.

Serão empregados 6.800 policiais militares --efetivo 20% superior ao utilizado no ano passado-- nas praias de Copacabana, Botafogo, Flamengo, Leme, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Sepetiba, da Ilha do Governador, de Niterói, e Piscinão de Ramos. Somente em Copacabana haverá 2.400 PMs.

Os policiais dos batalhões incluídos no plano de segurança vão receber o apoio do Getam (Grupamento Especial Tático Móvel), Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), GTM (Grupamento Tático de Motociclistas), GAM (Grupamento Aeromaritimo), BPVE (Batalhão de Policiamento de Vias Especiais) e da Companhia Independente de Cães.

Os policiais do Batalhão de Choque ficarão de prontidão para qualquer emergência. A PM vai reforçar também o policiamento nos presídios e nos terminais rodoviários, ferroviários e marítimos.

Polícia Civil

As delegacias que atendem as áreas do Flamengo, Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado (zona sul), onde haverá maior queima de fogos e concentração de pessoas, serão reforçadas com 50% do efetivo de seus policiais.

A Deat (Delegacia de Atendimento Especial ao Turista) também aumentará em 50% o seu contingente para aperfeiçoar o atendimento aos turistas e estrangeiros em visita ao Rio na virada do ano. Na Deat há policiais bilíngues para orientar e prestar auxílio aos turistas.

O esquema especial de Réveillon montado pela secretaria começará às 7h do dia 31 de dezembro e se estenderá até às 6h do primeiro dia de 2004.

A Guarda Municipal do Rio também atuará na segurança e no controle do trânsito no Réveillon com ações que vão das 7h do dia 31 às 7h do dia 1º, envolvendo ao todo 1.900 guardas, sendo que 980 em missões voltadas diretamente para nove áreas dos festejos, com 300 deles em Copacabana.

Festa

A festa de Réveillon no Rio de Janeiro na virada deste ano terá 30% a mais de fogos de artifício do que no ano passado e a apresentação da banda Los Hermanos, dos cantores Lulu Santos e Jorge Aragão e de baterias de escolas de samba.

Segundo a Riotur (empresa de turismo do município do Rio), 156 toneladas de fogos de artifício serão disparadas de oito balsas que estarão a 360 metros da faixa de areia da praia de Copacabana.

No dia 31, os palcos estarão divididos por estilos musicais de acordo com a praia, mas todos terão presença de escolas de samba. No Leme, Sombrinha, Jorge Aragão e a bateria da escola de Samba Grande Rio fazem a festa para os sambistas.

No palco em frente à rua República do Peru, em Copacabana, o pop dançante do Eletrosamba e de Lulu Santos iniciam a festa, que será encerrada pela bateria da Mangueira.

No terceiro palco, na altura da rua Constante Ramos (ainda em Copacabana), tocam Bossa Cuca Nova, VJ Alexis, a banda Los Hermanos e a bateria da Beija-Flor encerra a festa.

Em outras praias, artistas como Lobão (Barra da Tijuca), Alceu Valença (Flamengo), Dudu Nobre (Barra da Tijuca), Elza Soares (Barra da Tijuca), entre outros, farão shows em palcos montados na areia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página