Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2003 - 20h09

Beira-Mar está preso em SP desde maio; saiba mais

Publicidade

da Folha Online

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, está preso desde maio no presídio de Presidente Bernardes (589 km de SP), considerado um dos mais seguros do país.

Ele foi preso na Colômbia, em abril de 2001. Beira-Mar ficou um ano preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Depois, foi transferido para o Rio, onde ficou em Bangu 1. Ligado à facção criminosa CV (Comando Vermelho), em setembro do ano passado comandou uma rebelião no local, que deixou quatro traficantes rivais mortos.

O Rio pediu apoio ao governo federal e a saída de Beira-Mar do Estado. Após acordo, ele foi transferido para São Paulo, em fevereiro deste ano, depois que uma onda de violência atingiu o Rio. O traficante ficou 29 dias em Presidente Bernardes. A permanência dele na cidade provocou resistência dos moradores.

Antes de voltar a São Paulo, no dia 6 de maio, Beira-Mar ficou preso durante 39 dias na Superintendência da Polícia Federal em Maceió (AL). A transferência de Beira-Mar para Presidente Bernardes ocorreu na esfera administrativa, e não judicial, após acordo entre os governos federal, do Rio e São Paulo.

A penitenciária de Presidente Bernardes conta com bloqueadores de celular e com um rigoroso regime disciplinar.

Leia mais
  • Rio monta esquema de segurança para receber Beira-Mar, diz Garotinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página