Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2004 - 08h05

Polícias têm aumento de credibilidade

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A credibilidade das polícias brasileiras cresceu em relação à última pesquisa, realizada em 2000. A prevenção e o combate ao crime foram considerados "muito eficientes" por um percentual maior da população, na pesquisa feita pelo Datafolha em dezembro passado. Entre os Estados, as polícias que têm a pior avaliação são as do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal foi a mais bem avaliada pela população brasileira. Ela é "muito eficiente" na prevenção ao crime para 37% dos entrevistados. No combate ao crime, esse índice é de 35%. Em junho de 2000, a pesquisa apontou 23% nas duas avaliações.

Os moradores do Ceará, do Distrito Federal e de Pernambuco são os mais satisfeitos com o trabalho da Polícia Federal.

A Polícia Civil vem em segundo lugar na pesquisa. Em dezembro de 2003, ela era "muito eficiente" na prevenção e no combate ao crime para 21% dos entrevistados. Em junho de 2000, a Polícia Civil tinha esse mesmo conceito para 12% --na prevenção-- e 13% --no combate ao crime-- da população brasileira.

Os mais satisfeitos com a Polícia Civil, segundo a pesquisa, são os moradores do Distrito Federal e dos Estados de Minas Gerais, de Pernambuco e do Ceará.

A Polícia Militar também registrou aumento de credibilidade no país. Em junho de 2000, era considerada "muito eficiente" na prevenção de crimes --sua finalidade principal-- para 10% da população. Essa avaliação se repetia no item combate ao crime.

Na pesquisa realizada no último mês de dezembro, esses índices quase duplicaram. A PM foi considerada "muito eficiente" na prevenção por 19% dos entrevistados. No combate ao crime, recebeu a mesma avaliação de 18% das pessoas.

Os policiais militares foram melhor avaliados pelos moradores de Minas Gerais, de Santa Catarina e de Pernambuco.

Rio de Janeiro

Os fluminenses são, segundo a pesquisa Datafolha, os mais insatisfeitos com o trabalho das polícias Militar e Civil.

A avaliação da PM é a mais negativa. Na prevenção ou no combate ao crime, ela foi considerada "nada eficiente" para 37% dos entrevistados no Rio de Janeiro --o maior índice entre os Estados.

A Polícia Civil é "nada eficiente" para 29% dos fluminenses no item prevenção ao crime --outro recorde entre os Estados. No combate aos crimes, ela recebe avaliação negativa de 28%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página