Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2004 - 03h39

São Paulo ganha hoje sua fonte multimídia

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a prefeita Marta Suplicy (PT) dá hoje a largada para a série de eventos que acontecerão neste final de semana em homenagem dos 450 anos de São Paulo. Às 20h, a fonte multimídia do parque Ibirapuera será oficialmente inaugurada.

Os preparativos para o espetáculo já estão prontos: serão movimentados 60 mil litros de água por minuto, com capacidade para formar 15 coreografias, iluminadas por luzes coloridas, ao som de música erudita e MPB.

O show será dividido em dois atos, com um repertório eclético. O público ouvirá composições de Villa-Lobos, Adoniran Barbosa, Chico Buarque de Hollanda, Tchaikovsky, Giuseppe Verdi e Rita Lee, entre outros.

A prefeitura espera cerca de 20 mil pessoas no parque. O espetáculo da fonte, patrocinada pelo Grupo Pão de Açúcar, deverá durar cerca de uma hora e meia.

Para facilitar o deslocamento do público, começa a circular hoje a linha de ônibus Pq. Ibirapuera/ Metrô Ana Rosa. Três microônibus farão o percurso até domingo, das 6h às 0h.

Do outro lado da cidade, às 12h, a prefeita vai acompanhar a entrega das obras do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, localizado no condomínio Caio Alcantara Machado, no parque do Anhembi. O hotel, com 780 quartos, ocupou o antigo esqueleto que há mais de 30 anos fazia parte do local.

Às 18h, na catedral da Sé, haverá um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Municipal, para o qual foram convidadas associações de moradores de rua e pessoas carentes.

Amanhã, é dia de Caetano Veloso na avenida Ipiranga com a São João. O show vai começar às 23h e terá a participação de Nando Reis, Jair Rodrigues, Jairzinho, Rappin" Hood e José Miguel Wisnick. Caetano deverá subir ao palco por volta da meia-noite para cantar Sampa nos primeiros minutos do aniversário da cidade.

Dois telões transmitirão o espetáculo, que será acompanhado por cerca de 700 profissionais, entre Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros e segurança particular.

No domingo, a festa começa logo pela manhã no Pátio do Colégio, com um ato oficial de entrega dos restos mortais de José de Anchieta, vindos de Santos. Em seguida, será aberta a exposição "Cartas de Anchieta" com um ato cívico com autoridades estaduais e municipais. Às 11h, será celebrada uma missa na catedral da Sé.

Mas o ponto alto das comemorações deverá acontecer na avenida 23 de Maio, na região do viaduto Tutóia, com a Parada SP 450 Anos. Das 10h às 18h, 12 estandes diversos --com comida japonesa, cabeleireiros, grupos de dança e ioga, por exemplo-- estarão instalados na avenida.

A partir das 16h, começará um desfile com 31 carros de som representando as subprefeituras. Haverá apresentações de 93 bandas, que vão tocar forró, hip hop, música erudita e rock.

O desfile seguirá para o vale do Anhangabaú, onde um show comandado por Rita Lee, seguido por uma chuva de papéis prateados, encerrará as homenagens.

A expectativa é que 2 milhões de pessoas participem da parada. O investimento foi de R$ 4 milhões: R$ 2,5 milhões foram pagos pela Vivo, e o restante, dividido entre outros patrocinadores.

Dessa vez, a avenida Paulista, um dos símbolos da cidade, não fará parte do cenário da festa. O único evento programado para o local é uma queima de fogos, às 20h30, realizada pelo banco Itaú.

Especial
  • Saiba mais sobre os 450 anos de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página