Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2004 - 20h26

Ministros acompanham inauguração e almoçam com prefeita de SP

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online

Ministros e autoridades internacionais participaram neste domingo da inauguração do Palácio do Anhangabaú, no viaduto do Chá, nova sede da Prefeitura de São Paulo. O evento, realizado no dia em que a cidade completa 450 anos, contou ainda com a presença do presidente em exercício, José Alencar.

Em seu discurso, Marta falou sobre as obras e investimentos realizados durante sua gestão, como a criação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) --uma das bandeiras eleitorais da prefeita--, e criticou gestões anteriores. "O mais difícil foi retomar a credibilidade do poder municipal, perdida em oito anos de corrupção, endividamento e falta de compromisso", disse.

"Nossos antepassados deixaram-nos uma herança de 450 anos, que devemos perpetuar. Não há como fazer isso, sem uma mudança radical de prioridades --sem incluir quem estava excluído, sem resgatar o que foi desprezado e melhorar o que ficou defasado. Pois é a exclusão social que impede o pleno desenvolvimento de São Paulo. É a certeza de que seremos tratados com indiferença que provoca ainda mais indiferença"

Ao concluir seu discurso, a prefeita afirmou que a cidade completa 450 anos em um momento "histórico e decisivo" de sua existência. "Tenho certeza de que estamos estabelecendo bases sólidas para São Paulo encarar as próximas décadas de cabeça erguida", disse.


Eduardo Knapp/ Folha Imagem
Nova sede da Prefeitura de São Paulo é inaugurada
Palanque

No palanque, além da prefeita, estiveram o presidente em exercício, José Alencar, os ministros Antônio Palocci (Fazenda), Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Ricardo Berzoini (Trabalho), Olívio Dutra (Cidades), Gilberto Gil (Cultura), Luiz Gushiken (Comunicação de Governo e Gestão Estratégia), além do presidente nacional do PT, José Genoino, e do cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.

Entre as autoridades internacionais, estiveram no evento o prefeito de Bogotá (Colômbia), o governador das Ilhas Canárias (Espanha), e representantes da Ilha da Madeira (Portugal) e de Moscou (Rússia).

Após o discurso da prefeita e do presidente em exercício, o encarregado da limpeza do prédio durante as obras de reforma, José Ricardo Rodrigues, 30, descerrou a placa inaugural do Palácio do Anhangabaú e, ao lado de Marta e Alencar, participou do desenlace da fita de inauguração.

Depois, emocionados, Marta e o trabalhador se abraçaram. "Ela [a prefeita] falou que estava emocionada, e falei que eu também, afinal trabalhei duro aqui dentro", disse o encarregado de limpeza. "É a maior emoção que tive na minha vida", afirmou Rodrigues.

Em seguida, a prefeita e o presidente em exercício descerraram uma segunda placa --homenagem à família Matarazzo (que ergueu o prédio) e agradecimento ao banco Santander (que cedeu o edifício à prefeitura).

Já no interior da nova sede, uma falha no sistema de som irritou a prefeita. Em novo discurso, disse apenas que estava ali para falar que a nova casa "sirva muito bem ao povo da nossa cidade".

Almoço

Depois de assinar o Livro de Ouro de Inauguração do Palácio do Anhangabaú, a prefeita Marta Suplicy recebeu das mãos do presidente do Santander-Banespa, Gabriel Jaramillo, as chaves do prédio. Em seguida, a prefeita, autoridades e convidados participaram de um almoço no edifício.

No cardápio, cavaquinha com salada de palmito fresco, filé mignon curado e sabores da terra e parfait de café, além de vinho e café.

Especial
  • Saiba mais sobre os 450 anos de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página