Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2004 - 19h06

Governo mobiliza FAB e Exército para atender vítimas das enchentes

Publicidade

da Folha Online

Os Ministérios da Defesa, da Agricultura e da Saúde, a FAB (Força Aérea Brasileira) e o Exército foram mobilizados pelo governo federal para socorrer as populações que vêm sofrendo com as enchentes provocadas pelas chuvas, em várias regiões do país, principalmente no Nordeste.

Todo o trabalho está sendo coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, que mobilizou aviões, helicópteros, caminhões e soldados para as ações de emergência, como transporte e distribuição de alimentos e instalação de pontes provisórias para restabelecer ligações rodoviárias com as localidades isoladas pelas águas.

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, informou que no momento "o trabalho é de emergência, para socorrer com remédios e alimentos as vítimas das cheias. Posteriormente, o governo agirá na execução de um programa estrutural que, entre outras coisas, prevê a reconstrução, distante das áreas de risco, das casas destruídas pelas chuvas".

Segundo o ministro, a prioridade da ação emergencial é abrigar em boas instalações as pessoas que perderam ou tiveram que abandonar suas casas, garantir alimentos e cuidados de saúde e evitar o isolamento de comunidades.

Na sexta-feira (30), o governo federal começou a distribuição de cestas básicas aos desabrigados (que perderam suas casas) e desalojados (cujas residências ainda estão inundadas). Já foram distribuídas mais de mil toneladas de alimentos às vítimas das enchentes, principalmente no Nordeste. Os alimentos são distribuídos pelas coordenadorias estaduais de defesa civil e pelas prefeituras.

Prejuízos

Desde o último sábado (31), técnicos de instituições vinculadas ao Ministério da Integração Nacional estão visitando os municípios atingidos pelas chuvas. O objetivo é fazer um levantamento dos prejuízos, colaborar na elaboração de um plano de socorro emergencial e orientar a elaboração de planos de trabalho para a etapa posterior de ações estruturais.

Os balanços dos órgãos de defesa civil encaminhados ao Ministério da Integração Nacional, até o meio-dia desta terça-feira, registravam que 350 municípios foram atingidos pelas chuvas em 15 Estados.

O número de desabrigados e desalojados chega a 104.325. Há 4.206 casas destruídas e outras 28.356 danificadas. O número de mortos chega a 84. Pelo menos quatro pessoas tiveram ferimentos graves e 107 ficaram levemente feridas.

Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página