Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2004 - 21h10

Ambientalista encontra cerca de 80 golfinhos mortos em praia do RS

Publicidade

MAYRA STACHUK
da Agência Folha

Cerca de 80 golfinhos foram encontrados mortos nos últimos quatro dias na praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar (600 km de Porto Alegre), no litoral sul do Estado.

Os animais apresentavam ferimentos causados por fisgas (lança de pesca) e alguns, inclusive filhotes, tinham nadadeiras e caudas mutiladas.

Segundo o ambientalista Wendell Estol, do Instituto Sea Shepherd Brasil, que encontrou os golfinhos, os ferimentos podem ter sido causados por pescadores ilegais que atuam na região. "Eles [pescadores] utilizam redes de arrasto para pescar em grande quantidade. Para evitar que os golfinhos obstruam a rede, os fisgam para tirar do caminho."

Estol encontrou os golfinhos mortos espalhados em 30 km da praia. Segundo o ambientalista, existe a possibilidade de outros animais aparecerem mortos, pois a praia do Hermenegildo tem 156 km de extensão.

Há quatro anos monitorando a região, Estol disse conhecer a procedência dos barcos ilegais que agem no litoral gaúcho. "São navios de grande porte vindos de São Paulo e de Santa Catarina."

"A falta de recursos nos impede de saber a causa exata da morte, pois, com os ferimentos, os golfinhos podem ter morrido afogados por não conseguirem subir para respirar."

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, pesquisadores do Museu Oceanográfico do Rio Grande farão a biópsia. Um parecer oficial deve ser divulgado na segunda-feira.

A Agência Folha procurou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O único técnico de Santa Vitória do Palmar ficou sabendo da mortandade por meio da imprensa e ainda não havia vistoriado o local.

Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página