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31/08/2000
-
21h15
da Folha de S.Paulo
O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo ingressou hoje com um mandado de segurança para suspender o relatório final da comissão de sindicância da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que culpou o maquinista Osvaldo Pierucci pelo choque entre dois trens, no dia 28 de julho, na estação Perus. O acidente deixou nove mortos e 104 feridos.
Para o sindicato, a comissão é "suspeita" porque foi composta por pessoas que exercem cargos de superintendência na CPTM. "Não havia interesse em divulgar resultados que responsabilizassem a empresa", diz José Mendes Botelho, presidente da entidade.
Pierucci foi apontado como culpado porque não teria calçado o trem que se desgovernou. Ele nega a acusação.
O sindicato afirma ainda que o relatório é "viciado" porque "não foi dada oportunidade para que o maquinista apresentasse defesa".
Botelho atribui as causas do acidente a problemas de falta de manutenção nas composições e linhas da CPTM.
Além do mandado de segurança, o sindicato entrou com uma ação cautelar solicitando a suspensão dos efeitos da decisão que afastou Pierucci provisoriamente das suas funções. Ele vem fazendo serviços burocráticos na empresa.
O maquinista também vai pedir indenização moral por ter sido responsabilizado. Antes da conclusão do relatório da CPTM, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, já havia sugerido culpa de Pierucci.
A assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pela CPTM, informou que a decisão do sindicato não seria comentada.
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus
Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
Sindicato vai à Justiça contra laudo da CPTM
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O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo ingressou hoje com um mandado de segurança para suspender o relatório final da comissão de sindicância da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que culpou o maquinista Osvaldo Pierucci pelo choque entre dois trens, no dia 28 de julho, na estação Perus. O acidente deixou nove mortos e 104 feridos.
Para o sindicato, a comissão é "suspeita" porque foi composta por pessoas que exercem cargos de superintendência na CPTM. "Não havia interesse em divulgar resultados que responsabilizassem a empresa", diz José Mendes Botelho, presidente da entidade.
Pierucci foi apontado como culpado porque não teria calçado o trem que se desgovernou. Ele nega a acusação.
O sindicato afirma ainda que o relatório é "viciado" porque "não foi dada oportunidade para que o maquinista apresentasse defesa".
Botelho atribui as causas do acidente a problemas de falta de manutenção nas composições e linhas da CPTM.
Além do mandado de segurança, o sindicato entrou com uma ação cautelar solicitando a suspensão dos efeitos da decisão que afastou Pierucci provisoriamente das suas funções. Ele vem fazendo serviços burocráticos na empresa.
O maquinista também vai pedir indenização moral por ter sido responsabilizado. Antes da conclusão do relatório da CPTM, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, já havia sugerido culpa de Pierucci.
A assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pela CPTM, informou que a decisão do sindicato não seria comentada.
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