Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2004 - 06h01

Viradouro fala de religião, mas não mostra imagens de santos

Publicidade

da Folha Online

A escola de samba Unidos de Viradouro teve que driblar uma norma do regulamento que não permite a presença de imagens religiosas na avenida. Depois da Portela e da Beija-Flor, a Viradouro também foi à região Norte do país para mostrar a religiosidade dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

Penúltima a desfilar pelo Grupo Especial no Sambódromo do Rio de Janeiro, a escola recriou um enredo da Unidos de São Carlos (hoje, Estácio de Sá, que está no Grupo de Acesso), de 1975, sobre a festa católica do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. "Festa do Círio de Nazaré" é de autoria de Dário Marciano, Aderbal Moreira e Nilo Mendes.

A comissão de frente, coreografada por Deborah Colker, contou com a presença dos atores Cássia Kiss --grávida de sete meses de seu terceiro filho-- e Murilo Rosa. Uma alegoria representando uma casa chamou a atenção na comissão. Segundo o carnavalesco Mauro Quintaes, a maioria dos pedidos para a santa é de casas.

Logo após a comissão de frente, uma verdadeira procissão fez parte do desfile da Viradouro, que teve seu carro abre-alas batizado de "Fé". O carro entrou na Marquês de Sapucaí com uma de suas esculturas quebrada.

A segunda alegoria mostrou o órgão da Catedral da Sé de Belém. A cerâmica marajoara esteve presente nas estampas das fantasias das baianas.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada no século 18 em um igarapé, não esteve presente em nenhuma alegoria ou fantasia, mas um carro todo em dourado representou um altar e tinha a cantora Fafá de Belém como destaque.

A fauna e a flora amazônica, a Ilha de Marajó e os hábitos alimentares do Pará também fizeram parte do desfile.

A bateria teve como madrinha a atriz Juliana Paes, substituindo Luma de Oliveira, que neste ano iria fazer sua estréia na frente da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, mas cancelou sua apresentação ao saber que estava grávida.

A atriz Isabel Fillardis e a modelo Viane Araújo foram alguns dos destaques da escola, que desfilou com 4.500 componentes.

Para fazer seu carnaval a Viradouro teve um orçamento de R$ 4 milhões.

Especial
  • Fique por dentro do Carnaval 2004

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página