Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2004 - 02h44

Precipitação atinge recorde em Ribeirão

Publicidade

MARCELO TOLEDO
da Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto

Choveu mais neste mês em Ribeirão Preto (314 km de SP) do que a soma do acumulado nos meses de fevereiro dos três anos anteriores --2001, 2002 e 2003. O volume quase bateu o recorde histórico do mês --em 1993 choveu dez milímetros a mais.

De acordo com o LabGeo (Laboratório de Geotecnologia) da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), até as 15h30 de ontem choveu 417 mm na cidade. Em fevereiro de 1993, as chuvas atingiram a marca de 427,6 mm. A coleta de dados sobre chuvas começou em 1937 em Ribeirão, por meio do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Desde então, a média histórica é de 221,7 mm.

O estacionamento de uma frente fria, desde a última sexta-feira, no Estado está provocando as chuvas, que devem persistir com menor intensidade até domingo. "Já tivemos outras frentes semelhantes no Brasil em dezembro, mas elas passaram por São Paulo e foram para o Espírito Santo ou para a Bahia", disse a pesquisadora do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) Viviane Algarve.

Por causa da frente, choveu nos últimos seis dias 230,2 mm --mais que a média histórica da cidade para todo o mês--, o que provocou o alagamento de ruas. Segundo a pesquisadora, no fim de semana, a temperatura deverá subir, o que fará a região ter pancadas de chuva.

Mortes

O corpo de Adaíton Aparecido Prado, 19, foi encontrado anteontem, por volta de 22h30, próximo à ponte da rodovia Plínio de Castro Prado, em Pontal (351 km de SP). O corpo foi achado por um pescador, que o prendeu a uma árvore e chamou o Corpo de Bombeiros de Sertãozinho.

A mãe de Prado o reconheceu na manhã de ontem no Cemel (Centro de Medicina Legal) de Ribeirão Preto. O rapaz desapareceu na tarde de domingo quando fazia uma trilha de bicicleta.

Já em Barretos (424 km da capital), o corpo de Robson Douglas Del Erba, 21, foi encontrado na manhã de ontem pelo Corpo de Bombeiros. Ele estava submerso na lagoa da fazenda Recanto Alegre, na zona rural. O jovem sumiu por volta das 16h30 de anteontem quando nadava com amigos.

As mortes de Prado e Del Erba foram classificadas como afogamento e não vão ser contabilizadas como sendo decorrentes da chuva pela Defesa Civil Estadual, de acordo com a tenente Tânia Pinc.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página