Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2004 - 20h11

Câmara cria comissão para acompanhar investigação no Zôo de SP

Publicidade

da Folha Online

Dois deputados federais designados pela Câmara passarão a acompanhar, a partir dos próximos dias, as investigações que tentam desvendar o mistério das mortes de pelo menos 61 animais no Zoológico de São Paulo.

A comissão foi formada a pedido do líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA). Jovino Cândido e Marcelo Ortiz, ambos da bancada do PV de São Paulo, serão os responsáveis por acompanhar os trabalhos da polícia, e devem, já no próximo final de semana, visitar o zôo para inspecionar as condições em que vivem os animais

Ortiz diz que o PV é contra a existência dos zoológicos e favorável aos parques nacionais. "O nosso objetivo é verificar e colaborar no que for possível para evitar que estas mortes ocorram. Nós temos um posicionamento, que geralmente, é contrário aos zoológicos, pelo princípio de que nós devemos deixar os animais em seu habitat", afirma.

Mortes

As mortes dos animais no Zoológico de São Paulo ocorrem desde o dia 24 de janeiro. A causa apontada por perícias é envenenamento por fluoracetato de sódio, que tem venda proibida no Brasil.

O zoológico confirma as mortes de 42 porcos-espinhos, três chimpanzés, três antas, quatro dromedários, uma elefanta, um bisão, um orangotango, dois macacos caiarara e quatro micos-leões-dourados.

Funcionários que cuidam da alimentação dos animais foram afastados pela direção do zôo, que remodelou o esquema de segurança na área. Há a suspeita de que funcionários teriam relação com as mortes, já que muitos dos animais envenenados estavam em área restrita do parque.

O delegado Clóvis Ferreira de Araújo, chefe da unidade de inteligência do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), fechou o cerco em oito suspeitos.

No início deste mês, a Polícia Federal de São Paulo iniciou uma investigação paralela à realizada pela Polícia Civil.

Com Agência Câmara
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página