Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2004 - 23h16

Prefeitura de São Paulo sanciona lei que cria o Dia do Saci

Publicidade

da Folha Online

Para valorizar a cultura brasileira e combater o Halloween, festa comemorada pelos norte-americanos e que ganha cada vez mais força no Brasil, a Prefeitura de São Paulo sancionou a lei que cria o Dia do Saci.

O projeto de lei de autoria da vereadora Tita Dias (PT) estabelece o dia 31 de outubro como data para a comemoração. A intenção é realizar neste dia eventos para reforçar as figuras do folclore brasileiro como o saci, o boitatá, a iara e o curupira.

"É uma resistência contra a indústria predatória norte-americana. Contra uma cultura que não é a nossa, que não tem nada a ver com a gente", disse a vereadora.

"A cultura popular é um elemento importante para as crianças. Agora, no dia 31 de outubro, podemos reforçar essa cultura nas escolas, fazendo um resgate de nossas lendas e criando uma festa nossa."

De acordo com a vereadora, personalidades como o cartunista Ziraldo adoraram a criação do Dia do Saci. "Ele [Ziraldo] disse que pode até ajudar na divulgação", afirmou.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já havia sancionado no início do ano as leis 11.669 e 11.670, ambas de autoria do deputado Padre Afonso Lobato (PV), que dispõem sobre a comemoração e a inclusão do Dia do Saci no calendário turístico do Estado.

Comemoração

O Dia do Saci foi comemorado pela Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), criada em meados do ano passado.

"Acho ótima a criação desta data em São Paulo. É fundamental valorizar a divulgação da cultura brasileira", afirma a economista e uma das fundadoras da Sosaci, Alice Mitsuko Nakao, 50.

Segundo Alice, a intenção da Sosaci é justamente tentar resgatar os mitos e valores da cultura brasileira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página