Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2004 - 09h03

Polícia Militar inicia operação contra farra do boi em SC

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Militar de Santa Catarina inicia neste sábado uma operação para prevenir a ocorrência da farra do boi nas cidades do Estado. A "brincadeira" --que consiste em perseguir e agredir de diversas maneiras um boi que tenta escapar pelas ruas da cidade--, tradicional na região litorânea, já causou a morte de um jovem neste ano, em Itapema.

De acordo com o chefe de Comunicação Social da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Jorge Luiz Freitas Martins, a operação terá, além da repressão à prática, uma campanha educativa destinada a mostrar às pessoas que, além de perigosa, é criminosa.

O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (lei 9.605/98), estabelece pena de 3 meses a um ano e multa para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais", descrição na qual se enquadram as atividades da farra do boi.

Farra do boi

Segundo o coronel, desde o dia 15, quando a PM começou a monitorar os casos, já foram registradas 65 farras do boi. A PM ainda não dispõe de dados sobre o total de ocorrências em 2003.

"O importante é que, mesmo com o aumento do número de jovens participando das farras, o número de ocorrências caiu 20% de 2002 para 2003", afirma o coronel.

Ele informou também que a ação da PM será integrada e incluirá a Polícia Rodoviária Estadual, o Grupamento Aéreo e a Polícia de Proteção Ambiental.

Especial
  • Você concorda com a operação da PM? Vote!
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página