Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2004 - 22h26

Mecânico confessa ter matado mais três crianças no Maranhão

Publicidade

KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus

O mecânico de bicicletas Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, 39, confessou a autoria de mais três mortes de meninos no caso que ficou conhecido como "garotos emasculados do Maranhão", aumentando para 20 o número de assassinatos que teria praticado entre 1991 e 2003.

As confissões ocorreram, segundo a polícia, quando Brito participava, nesta segunda-feira, da reconstituição de três garotos de 10, 9, e 11 anos, nas matas de Maiobinho e Paranã, na periferia de São Luís.

Em pelo menos 18 desses 20 assassinatos, segundo a polícia, as crianças foram emasculadas.

O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, disse que a confissão do mecânico parece ser verdadeira. "As declarações dele são ricas em detalhes e indicam no primeiro exame que ele seja o autor das mortes", afirmou.

Mortes

A polícia anunciou ter elucidado o caso dos garotos emasculados no domingo, depois de o mecânico confessar 17 mortes das 23 inicialmente investigadas.

Os crimes haviam sido denunciados por organizações não-governamentais do Maranhão à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Preso desde dezembro por acusação da morte de um adolescente de 15 anos, Brito está numa cela em São Luís. As investigações estão na fase de identificação dos mortos e dos locais dos crimes.

O gerente de Segurança Pública do Maranhão, delegado Raimundo Cutrim, disse que Brito ainda não explicou o motivo pelo qual matava e emasculava as crianças, mas confessou que abusava delas sexualmente. "Ele agia sozinho em todos os casos e sem testemunha. Nas reconstituições, mostrou ser uma pessoa fria", disse.

Brito não constituiu advogado, segundo Cutrim. A reportagem não conseguiu ouvir o acusado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página