Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2004 - 04h17

Farol ligado reduz acidente de moto

Publicidade

JULIO ABRAMCZYK
da Folha de S.Paulo

Acidente envolvendo motocicleta, quando não é fatal para o piloto, pode resultar em grave lesão permanente. Isso acontece em nossas avenidas e também nas ruas e estradas de outros países.

Para Susan Wells, da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, roupas fluorescentes e capacetes brancos ou coloridos, além de faróis sempre ligados durante o dia, podem ajudar a reduzir as graves lesões e mortes de condutores de motocicletas.

Susan Wells e colaboradores analisaram a ocorrência de acidentes com motos na cidade de Auckland e estudaram medidas que poderiam diminuir o impacto dessas ocorrências. A pesquisa é relatada no último número da revista médica inglesa "British Medical Journal".

Os autores observaram que os acidentes ocorrem principalmente em zonas urbanas, com o veículo a 50 km/hora (66% dos acidentes), durante o dia (63% dos casos) e em dia com tempo bom, sem chuva (72%).

O estudo mostrou ainda que três quartos dos motoqueiros ligam os faróis durante o dia, o que reduz em 27% o risco de acidentes. Comparando as cores preta e branca nos capacetes, concluíram que o uso do capacete de cor branca reduziu o risco em 24%, já que torna mais visível a moto.

Condutores das motos usando roupas fluorescentes ou que produzem reflexos diminuem em 37% o risco de sofrer acidentes em relação a roupas comuns.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página