Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 19h36

Formação de ciclone no Sul provoca ventos de até 80 km/h no RS

Publicidade

da Folha Online

A chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical no Sul do país provocaram queda nas temperaturas nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. O vento chegou a 80 km/h em Rio Grande, no litoral sul gaúcho.

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbarta, da Climatologia Urbana de São Leopoldo, as temperaturas foram mais baixas no sul e oeste do Estado devido à chegada da frente fria. Durante a tarde, a temperatura em cidades como Bagé e Santa Maria chegou a 13º C.

A Climatologia Urbana de São Leopoldo afirma que o ciclone extratropical deve se desenvolver em junto à costa gaúcha no sábado (15) e provocar vento variando de moderado a forte no território gaúcho. "As rajadas vão ficar entre 60 km/h e 80 km/h no leste do Estado", disse Hackbart.

Porém, em alto-mar, o vento pode superar os 100 km/h em alguns momentos, tornando o mar revolto e a navegação perigosa.

Neve

A Climatologia Urbana de São Leopoldo afirma que a possibilidade de queda de neve na serra gaúcha durante o final de semana está praticamente descartada.

"Apesar da presença de umidade, o frio não deve ser suficientemente intenso para provocar o fenômeno tão esperado pelos gaúchos e os turistas", disse Hackbart.

Os meteorologistas consideram existir uma possibilidade remota de neve apenas para os picos mais elevados de 1.500 a 1.800 metros entre São Joaquim e Urubici, no planalto sul catarinense.

Previsão

Durante o sábado, deve haver alternância de sol e tempo encoberto com períodos de chuva no leste do Rio Grande do Sul. As temperaturas devem ser baixas e o vento, variando de moderado a forte, vai servir para aumentar a sensação de frio.

Na região de Porto Alegre, a máxima deve atingir 17º C. Na região de serra, não deve passar de 10º C. A partir do domingo, o ingresso de uma massa de ar seco deve garantir maior presença de sol e a elevação da temperatura à tarde no RS. Porém, a noite deve ser fria e com formação de geada nas áreas elevadas.

A Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê a chegada de uma nova massa de ar polar ao Sul na segunda-feira, o que deve derrubar ainda mais as temperaturas. Nas madrugadas de terça e quarta devem ser as mais frias, com a temperatura mínima abaixo de zero nas regiões serranas. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros podem registrar temperaturas inferiores a 5º C.

Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página