Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2000 - 17h47

Comemorações do 7 de Setembro em SP terão policiais disfarçados

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi, disse que amanhã, durante as comemorações do 7 de Setembro, policias descaracterizados (disfarçados) irão fazer policiamento para evitar a possibilidade de ataques de grupos neonazistas.

Dois atentados, supostamente desses grupos, foram registrados nos dois últimos dias em São Paulo. Um contra um dos integrantes da Anistia Internacional, José Eduardo Bernardes da Silva, e outro contra um dos organizadores da Parada do Orgulho Gay, Roberto de Jesus.

A polícia suspeita que esses atentados tenham sido cometidos por grupos neonazistas. Ontem, um grupo de skinheads distribuiu a um deputado, um vereador, pelo menos dois jornalistas e ao secretário da Segurança Pública uma carta em que prometem atentados no dia 7 de setembro, Dia da Independência.

Os dois atentados, no entanto, foram evitados pela polícia, que interceptou as bombas antes que elas explodissem.

"Estamos com uma ação preparada em alguns locais com policiais descaracterizados", disse Petrelluzzi. Segundo ele, essas ações são comuns no 7 de Setembro, mas haverá uma preocupação maior amanhã.

O secretário, no entanto, nega que esteja havendo uma onda de atentados. Segundo ele, aparentemente, as bombas foram enviadas pelo mesmo grupo ou pela mesma pessoa.

Petrelluzzi diz que a situação está sob controle e que é normal haver um pouco de temor. "Faz parte ter um pouco de temor."

O secretário classificou os atentados como crimes "de um covarde". "É de uma pessoa que tem medo de assumir as suas idéias. É evidente que a investigação não é singela, mas vai ter sucesso."

O secretário fez essas afirmações após uma reunião com 18 entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, além de deputados, entre eles Renato Simões e Ítalo Cardoso, ambos do PT.

Clique aqui para ler mais notícias sobre as ameaças nazistas em São Paulo

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página