Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2000 - 21h31

Entidades podem levar caso de ameaças nazistas a ONU e OEA

Publicidade

GIULIANA ROVAI
da Folha Online

O diretor da ONG Justiça Global, James Cavallaro, disse que a entidade pode enviar à ONU (Organização das Nações Unidos) e à OEA (Organização dos Estados Americanos) ofícios com a descrição dos casos de ameaças neonazistas que estão sendo feitas em São Paulo.

Hoje e ontem, integrantes da Anistia Internacional receberam cartas com ameaças por defenderem negros, judeus, homossexuais e nordestinos. Além das cartas, foram enviadas também duas bombas: uma para um militante da Anistia Internacional, José Eduardo Bernardes da Silva, e outra para um dos organizadores da Parada do Orgulho Gay, Roberto de Jesus. As duas bombas foram interceptadas pela polícia.

Cavallaro disse que as 18 entidades presentes hoje em uma reunião com secretário da Segurança de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi, deverão esperar até segunda-feira para encaminhar qualquer denúncia a essas organizações internacionais. "Antes de fazermos qualquer denúncia à ONU ou à OEA, vamos esperar as ações do governo. Esperamos que haja uma apuração séria dos fatos."

Cavallaro disse que as denúncias feitas a essas entidades internacionais se referem sempre ao governo, e não a terceiros. Portanto, como as ameaças foram feitas possivelmente por um ou mais grupos de neonazistas, é necessário aguardar a ação do Estado.

Clique aqui para ler mais notícias sobre as ameaças nazistas em São Paulo

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página