Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2004 - 11h10

Ciclone pode causar ventos fortes e queda de temperatura no Sul

Publicidade

da Folha Online

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo divulgou um alerta neste domingo informando que um novo ciclone extratropical deve atingir o Sul do país nesta semana. Além disso, é esperada a passagem de uma massa de ar polar, que deve derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste e até no Centro-Oeste.

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, um sistema de baixa pressão, atualmente sobre o Uruguai, avançará para o oceano Atlântico, junto ao litoral uruguaio, onde se intensificará na forma de um ciclone extratropical no começo da semana. O ciclone deve empurrar a massa de ar polar para o RS.

Em Santa Catarina, o setor de meteorologia do Ciram (Centro Integrado de Recursos Ambientais) informa que o ciclone deve atingir áreas mais afastadas da costa. Há previsão de ventos fortes no continente na terça e quarta-feiras.

Os ventos na costa podem chegar a 80 km/h, e em alto mar a 90 km/h. As ondas no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina podem chegar a seis metros de altura.

Os barcos que estão no mar estão sendo orientados a voltar a terra.

Ventos

A chegada da massa de ar polar deve ser acompanhada de fortes rajadas de vento entre terça e quarta-feira, especialmente no sul e leste do Estado do Rio Grande do Sul. Hackbart adverte que na maioria das regiões gaúchas as rajadas devem variar de 40 km/h a 70 km/h. No extremo sul gaúcho, faixa litorânea e região de entorno da lagoa dos Patos, os ventos podem variar de 80 km/h a até 100 km/h.

A Climatologia de São Leopoldo prevê que as madrugadas de quinta, sexta e sábado devem ser as mais frias no RS com o registro das primeiras temperaturas negativas deste ano na serra e de marcas entre 0ºC e 5ºC na maioria das regiões gaúchas.

Há a possibilidade de ocorrência de neve na serra gaúcha e no planalto sul catarinense entre a quarta e quinta-feira, porém, a possibilidade será maior em áreas acima de mil metros de altitude.

Ciclone

De acordo com a Climatologia de São Leopoldo, os ventos gerados a partir do ciclone extratropical serão responsáveis por deixar o mar agitado em todo o litoral do Sul do Brasil e com possível ressaca na orla.

As condições de navegação junto à costa gaúcha serão perigosas e desaconselháveis até sexta-feira devido ao vento intenso e que pode apresentar velocidade de até 120 km/h em alto-mar.

Hackbart reitera que ciclones extratropicais são comuns nesta época do ano e que o fenômeno não poderá ser comparado ao Catarina que atingiu o litoral do RS e de Santa Catarina no final de março e deixou mortos, feridos e desabrigados.

Leia mais
  • Temperaturas devem cair em São Paulo com chegada de frente fria

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página