Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2004 - 21h46

Manifestação de estudantes acaba em tumulto em Fortaleza

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Um protesto de estudantes contra a possível limitação no uso da meia passagem de ônibus em Fortaleza acabou em confronto com policiais do batalhão de choque da Polícia Militar nesta quinta-feira.

Os cerca de 50 estudantes preparavam uma passeata pela avenida da Universidade, em frente à reitoria da UFC (Universidade Federal do Ceará), quando a polícia chegou para impedir que a via fosse interrompida.

Os estudantes foram empurrados com escudos e cassetetes e revidaram com pedras. Um policial ficou ferido no rosto. Durante a repressão, a polícia chegou a usar uma bomba de gás para dispersar os estudantes. Ninguém foi preso.

Há dez dias, aconteceu outro confronto entre estudantes e policiais pelo mesmo motivo, só que em frente à Câmara Municipal de Fortaleza.

Limitação

Os estudantes temem que a implementação de um sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus, que deve começar a vigorar em agosto, limite o uso da meia passagem a apenas os horários de aula, deixando de valer nos finais de semana.

A Ettusa, empresa que coordena o transporte de ônibus no município, divulgou uma portaria em que garante a permanência das atuais regras da meia passagem.

Não existe nenhum projeto na Câmara Municipal para extinguir ou limitar a meia passagem para estudantes. Segundo a empresa, o principal objetivo ao implementar o bilhete eletrônico é coibir a atuação de vans ilegais.
Após o confronto, os estudantes continuaram a passeata, até o centro da cidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página