Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2004 - 02h40

Tráfico emprega jovens de 8 a 17 anos no centro do Rio

Publicidade

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo, no Rio

A polícia do Rio prendeu no início da manhã de ontem 36 crianças e adolescentes --com idades entre oito e 17 anos--, acusados de vender maconha e cocaína nas ruas da Lapa, no centro do Rio.

Os jovens seriam aliciados por traficantes do morro dos Prazeres (Santa Teresa, na zona sul) e, como pagamento, receberiam drogas, cigarros e cola de sapateiro.

Policiais da 5ª Delegacia de Polícia (Lapa) filmaram nos últimos 20 dias a movimentação das crianças e adolescentes pelo bairro, que concentra bares e casas noturnas. As imagens mostram os jovens --entre eles, seis meninas-- vendendo e usando drogas mesmo durante o dia.

Apontada como o principal elo entre os traficantes e os jovens, Rosemar da Conceição, 27, conhecida como Burunga, foi presa no morro dos Prazeres.

Segundo as investigações, era ela que levava as drogas para os adolescentes. Uma imagem mostra Rosemar da Conceição instruindo crianças e adolescentes.

Para a polícia, uma garota de 17 anos era a líder. Ela era encarregada de juntar o dinheiro arrecadado para entregá-lo a Conceição.

Prisão

Os jovens foram detidos ao dormirem na rua. Com eles, foram apreendidas 300 trouxinhas de maconha, seis sacolés de cocaína e R$ 300. Dos detidos, um tem oito anos, outro, nove, cinco têm 11 anos e outros três, 12. Há ainda oito jovens de 13 anos, cinco de 14, três de 15, quatro de 16 e seis de 17.

O juiz da 2ª Vara da Infância e da Adolescência, Guaracy Viana, expediu 42 mandados de prisão --32 foram cumpridos. Quatro jovens foram presos em flagrante.

Viana afirmou que os presos foram levados para o Centro de Triagem da Secretaria Estadual da Infância e da Juventude, na Ilha do Governador (zona norte). Lá, serão ouvidos pelo Ministério Público Estadual, que irá decidir se envia representação à Justiça.

Outras quatro pessoas também foram presas, acusadas de participar do esquema.

As imagens da polícia mostram como os menores vendiam a droga na Lapa. Uma delas mostra um adolescente correndo com uma mochila nas costas. Ele retira a tampa de um bueiro e esconde a bolsa com drogas. Em outra imagem, quatro crianças dividem as drogas atrás de um poste à noite.

Há ainda a imagem de um adolescente de camisa branca sentado em um muro vendendo drogas para duas mulheres que, após a compra, entram em um táxi.

Gravações

Uma passagem durante o dia mostra os jovens entregando o dinheiro arrecadado para uma garota. Outro trecho mostra pelo menos 20 deles fumando maconha próximo aos arcos da Lapa.

Um deles, de camisa verde, percebe que está sendo filmado e faz com as mãos as iniciais CV, da facção criminosa Comando Vermelho, que controla o tráfico no morro dos Prazeres.

Responsável pela operação, batizada de "Lapa Limpa 2", o delegado titular da 5ª Delegacia de Polícia (Lapa), Gilberto Cruz, diz acreditar que, com a prisão dos jovens e de Conceição, praticamente desarticulou a quadrilha.

Leia mais
  • "Se fosse dona de drogas seria rica", afirma acusada de traficar drogas no Rio

    Especial
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página