Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2004 - 21h55

Secretaria confirma hantavirose como causa de mortes no DF

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria da Saúde do Distrito Federal confirmou nesta segunda-feira que as três pessoas, que morreram misteriosamente desde o último dia 22 na cidade-satélite de São Sebastião, foram vítimas de hantavírus. Em Paranoá, ainda não foi determinada a causa da morte de um morador.

A hantavirose é doença transmitida pelas fezes, urina e saliva de roedores, provocando infecções generalizadas. Todas as vítimas apresentaram sintomas semelhantes: dores de cabeça, febre, dores no corpo e vômito, que evoluíram para problemas pulmonares graves.

Pelo menos duas pessoas com suspeita de terem contraído hantavirose continuam internadas. Durante a última semana, a notícia de que pessoas estavam morrendo vítimas de uma doença misteriosa causou pânico e levou centenas de pessoas aos postos de saúde, mesmo sem sentir nada.

Esta é a primeira ocorrência da doença no Distrito Federal. No país, os primeiros casos foram registrados há 13 anos.

Área rural

Os grupos de risco da hantavirose são moradores, trabalhadores e freqüentadores da área rural.

Por conta disso, o governo do DF realizou nesta segunda-feira uma limpeza geral em ruas de São Sebastião. Pelo menos 3.000 garis auxiliados por 30 caminhões participaram da operação. A maioria, usando máscaras.

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Arnaldo Bernardino, os moradores da região urbana não correm risco de contrair o hantavírus, já que a região não foi contaminada pelos roedores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página