Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2004 - 21h41

PF apreende 1,1 tonelada de cabos furtados da rede da Telemar

Publicidade

THIAGO GUIMARÃES
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Operação da Polícia Federal apreendeu 1,1 tonelada de cabos telefônicos furtados da rede da Telemar em Minas Gerais. De acordo com a empresa, foi a maior apreensão já registrada no Estado.

Deflagrada no dia 4 e ainda em curso, a "Operação Telemar" envolveu buscas em 16 ferros-velhos de Belo Horizonte, Divinópolis (centro-oeste do Estado) e Montes Claros (norte). O objetivo é coletar provas para inquéritos que investigam a receptação de material dos cabos.

Segundo a Telemar, já foram registrados, de janeiro a maio deste ano, 1.832 furtos de cabos telefônicos na área de atuação da empresa em Minas, que compreende 93% dos municípios. O material roubado eqüivale a 180 km de cabos. Em todo o ano passado, foram 1.900 furtos.

Operação

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 9ª Vara Federal em Belo Horizonte. Nos quatro ferros-velhos vistoriados em Divinópolis, nada foi encontrado. Em Montes Claros, foram apreendidos 155 kg de fios de cobre em dois dos cinco depósitos visitados pela PF.

Em apenas um ferro-velho de Belo Horizonte, a PF encontrou 900 kg de fios de cobre. No total, foram 980 kg de fios de cobre e sucata de alumínio apreendidos em quatro dos seis depósitos onde houve buscas. Um revólver calibre 38 com 12 cartuchos intactos foi encontrado em um dos ferros-velhos.

Durante a operação, que contou com apoio das polícias Civil e Militar, um homem foi preso em flagrante por receptação --se condenado, a pena varia de um a quatro anos de prisão--, em Belo Horizonte. Segundo o superintendente da PF em Minas, Geraldo Guimarães, não houve mais prisões porque os responsáveis pelos depósitos não foram encontrados.

Investigação

A PF começou a investigar os roubos há um mês, por solicitação da Telemar. "Analisando o prejuízo causado ao Estado, entendi que há interesse da União na repressão a esse tipo de crime", disse Guimarães.

Segundo ele, há indícios de que o material receptado por ferros-velhos está sendo revendido para indústrias --inclusive em outros Estados-- que utilizam ferro e alumínio como matéria-prima. Baseada nos resultados das buscas, a PF instaurou cinco inquéritos.

Para tentar reduzir o número de furtos, a Telemar está retirando os cabos dos postes e aumentando sua rede subterrânea. Em bairros da periferia de Belo Horizonte, onde os roubos são mais freqüentes, a empresa distribuiu adesivos e imãs de geladeira com mensagens sobre a "necessidade de preservar os equipamentos de telefonia".

Modalidades

O roubo de cabos não se restringe à rede telefônica ou à capital mineira. Em Recife, por exemplo, o furto de 16 cabos de energia paralisou o metrô da cidade por três horas no último dia 31. Cerca de 30 mil pessoas foram afetadas.

Os alvos dos ladrões também variam. Em Belo Horizonte, há registro de furtos de objetos públicos como tampas de bueiros, caixas de energia e semáforos de pedestres.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre furto de fios e cabos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página