Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2004 - 18h33

Balanço do governo aponta greve de agentes em 59 prisões de SP

Publicidade

da Folha Online

A greve dos agentes penitenciários de São Paulo atinge 59 das 118 unidades prisionais do Estado, segundo balanço da Secretaria da Administração Penitenciária. O sindicato da categoria afirma que a paralisação atinge 93 unidades.

A greve começou à 0h desta terça. De acordo com o sindicato, apenas serviços de alimentação e saúde são mantidos nas unidades.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 40,8%, plano de carreira, creche ou auxílio creche e equiparação dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária com os Agentes de Segurança Penitenciária, entre outros pontos.

Em nota, a secretaria afirma que "dos 18.457 agentes penitenciários existentes nos quadros da SAP [Secretaria da Administração Penitenciária], 1.185 não compareceram ao trabalho" nesta terça.

Reunião

Representantes dos funcionários do sistema prisional de São Paulo devem se reunir com o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, na próxima quarta (16). Segundo a secretaria, a reunião está marcada para as 9h.

Representantes da categoria foram recebidos segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes --sede do governo do Estado. Segundo o sindicato, a reunião terminou sem acordo.

A SAP afirma que o governo explicou à categoria que a questão salarial do funcionalismo público está em estudos e que o plano de carreira dos agentes penitenciários será encaminhado à Comissão de Política Salarial.

"A SAP salienta que o movimento não deve extrapolar os limites da legalidade, como o impedimento do acesso aos que queiram assumir os seus postos", disse a secretaria em nota emitida na segunda-feira.

Leia mais
  • Em greve, agentes penitenciários devem se reunir com secretário

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o sistema penitenciário
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre greves no serviço público
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página