Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 12h32

Brasileiros vêem violência fora de controle no país, diz pesquisa

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira revela que a violência e a criminalidade no país estão fora de controle das autoridades, na opinião de 80,65% dos entrevistados. Para 64,6%, as ações da polícia contra o crime organizado são inadequadas e ineficazes.

O estudo mostra também que os assaltos em casa ou na rua passaram a preocupar mais a população que o tráfico de drogas. A inversão ocorreu entre outubro de 2003 e junho deste ano.

Naquele mês, o tráfico era mais preocupante para 32,3% dos entrevistados, seguido pelos assaltos, com 26,9%. Ainda de acordo com o levantamento, os assaltos passaram a liderar as preocupações com 35,5%, enquanto o tráfico passou para o segundo lugar, com 29,6%.

A CNT/Sensus também quis saber qual deveria ser o tratamento dado a presos considerados perigosos. Para 44,2% dos entrevistados, os presos perigosos deveriam ser colocados em prisões isoladas. Já 18,1%, afirmaram que eles deveriam ser submetidos a programas de educação, e 12% disseram que eles deveriam ser isolados nos presídios. Para 9,5%, eles deveriam ser submetidos a tratamento psicológico.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 deste mês em 195 municípios e 24 Estados do país. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página