Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2004 - 23h21

Ibama interdita zôo de Montes Claros (MG) após morte de veados

Publicidade

THIAGO GUIMARÃES
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A gerência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Minas Gerais determinou nesta quarta-feira a interdição para visitação pública do zoológico de Montes Claros (a 417 km de Belo Horizonte). O motivo é a morte --ainda não esclarecida-- de pelo menos cinco veados nos últimos dois meses.

Segundo a bióloga Beatriz Boschi, responsável pelo setor de zoológicos no Ibama de Minas, a interdição é por tempo indeterminado. Apesar de recomendações em contrário do Ibama, os veados viviam soltos no zôo.

Nesta quarta, técnicos do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) coletaram amostras dos animais mortos, que serão enviadas para análise em Belo Horizonte. Analistas do Ibama também vistoriaram o zoológico.

Em dezembro de 2001, o Ibama iniciou a primeira operação nacional de vistorias nos zoológicos. Dos 20 zôos inspecionados em Minas, apenas um não apresentou irregularidades. Outros sete foram ou serão fechados, sete --entre eles o de Montes Claros-- ainda não começaram as mudanças sugeridas, dois apresentaram projetos de adaptação e três estão tomando as providências apontadas pelo Ibama.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre mortes de animais em zoológicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página