Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2004 - 00h54

Cetesb aplica multa à Shell por contaminação em Paulínia

Publicidade

da Folha Online

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) multou a Shell Brasil Ltda. em R$ 12,4 mil por não cumprir no prazo estipulado duas medidas de remediação devido à contaminação do solo e das águas subterrâneas, em local próximo à margem esquerda do rio Atibaia, no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia (a 126 km de São Paulo).

A empresa não instalou a barreira hidráulica para conter o avanço de pesticidas organoclorados ao rio e não implantou a estação de tratamento das águas subterrâneas contaminadas.

De acordo com a Cetesb, relatórios realizados em outubro de 2003 e em janeiro e abril deste ano mostram que a pluma de contaminantes --pesticidas organoclorados-- que atingiu o lençol freático continua se deslocando em direção ao rio.

Além disso, a Shell deverá apresentar plano de contingência para a proteção da saúde da população no caso de contaminação do rio Atibaia decorrente das plumas de contaminantes, e remover o solo contaminado na área adjacente aos incineradores e dar destinação final adequada ao material.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a contaminação em Paulínia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página