Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 02h45

Ação social alavanca aprovação de Marta

Publicidade

SÍLVIA CORRÊA
da Folha de S.Paulo

Os programas sociais, os escolões e o modelo de transporte escolar gratuito surgem, no começo da campanha eleitoral, como os principais trunfos da administração da prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição.

A seis meses de seu término, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha nos dias 24 e 25, a gestão petista é considerada ótima ou boa por 40% dos entrevistados que participam ou que conhecem alguém que se beneficie dos programas sociais da prefeitura.



Entre os que não têm conhecidos nesses projetos a aprovação à gestão de Marta cai a 21%, ficando em 29% no total de paulistanos.

Nas notas, o fenômeno se repete. No geral, Marta tem média 4,9. Mas o índice chega a 5,7 entre os beneficiários das ações sociais.

Quando a amostra inclui apenas pessoas que têm filhos ou conhecidos matriculados nos CEUs (Centros Educacionais Unificados), o índice de ótimo/bom chega ao pico do levantamento: 44%.

O empurrão dos programas sociais na imagem pública da prefeita fica ainda mais evidente quando se apuram os índices de intenção de voto. Entre os que declaram participar ou conhecer algum beneficiário dos programas municipais, 28% dizem que votarão em Marta --oito pontos acima do total de moradores.

Entre os que conhecem os programas do PT, José Serra (PSDB) tem 27% das intenções de voto e Paulo Maluf (PP), 21%. No total, Serra lidera com 30% das citações, e Maluf aparece com 24%.



Estranha no ninho

Chegar a 29% de aprovação é uma recuperação real de popularidade para quem teve 22% de ótimo/bom na pesquisa Datafolha de março passado. Os programas sociais, no entanto, não foram suficientes para -no geral da pesquisa- levar novamente a aprovação da prefeita aos 32% de dezembro passado ou aos 36% --seu recorde-- de outubro de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente.

Outro cenário que também não foi revertido é a preponderância dos insatisfeitos sobre os satisfeitos --relação registrada desde dezembro de 2002. Hoje, eles são 33% dos entrevistados e classificam a gestão como ruim/péssima.

O levantamento mostra ainda que, curiosamente, a aprovação ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB) também é maior entre os entrevistados que participam ou conhecem participantes dos programas sociais da prefeitura --51% na média contra 55% no agrupamento específico.

Com tantas bandeiras e slogans, Marta também lucra com ações tucanas. Dos que têm conhecidos entre participantes do Renda Cidadã, do Meu Primeiro Trabalho e das Frentes de Trabalho --ações do Estado--, 35% classificam como ótima/boa a gestão petista, contra os já citados 29% do geral da amostra --1.083 entrevistados, com mais de 16 anos e escolhidos aleatoriamente, por sorteio.

A satisfação desse segmento, no entanto, não beneficia o candidato do PSDB à disputa na capital nem puxa votos para ele. Entre os entrevistados que declaram participar ou conhecer alguém que participa das iniciativas tucanas, as intenções de voto ficam dentro da média geral da pesquisa, com José Serra com 28%.

Popularidade

No levantamento do Datafolha, os programas sociais da prefeitura também se mostraram mais conhecidos do que os do Estado -que têm mais foco no interior.

Segundo o Datafolha, 25% dos entrevistados disseram conhecer um participante do programa social Renda Mínima e 26% afirmaram ter algum conhecido beneficiado pelo Vai-e-Volta -que garante transporte escolar gratuito a 104.753 alunos da rede municipal.

As duas iniciativas foram as mais citadas entre as seis pesquisadas na esfera municipal --somam-se a elas Bolsa-Trabalho (11%), Começar de Novo (8%), Operação Trabalho (4%) e CEUs, que beneficiam conhecidos de 10% dos entrevistados.

Apesar do efeito multiplicador, os quatro programas de transferência de renda citados acima chegaram a 316.801 pessoas até agora --54% da meta fixada pela prefeitura. Nos CEUs estão apenas 44.395 do 1,2 milhão de vagas da rede municipal.

Já entre os programas estaduais, o mais citado foram as chamadas Frentes de Trabalho --10% dos entrevistados participam ou conhecem quem dele participe, segundo a pesquisa.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre avaliação da gestão Marta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página