Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 22h01

Dois presos morrem em princípio de rebelião no complexo de Bangu

Publicidade

da Folha Online

Dois presos da penitenciária Moniz Sodré, no complexo de presídios de Bangu (zona oeste do Rio), morreram na noite desta segunda-feira durante uma rebelião que começou logo após uma tentativa frustrada de fuga.

De acordo com informações da Polícia Militar, os policiais invadiram o presídio. Houve troca de tiros e os dois presos foram baleados. Um deles morreu no local. O outro, a caminho do Hospital penitenciário.

Segundo o subsecretário estadual de Administração Penitenciária, Aldney Peixoto, pelo menos um agente penitenciário foi tomado como refém. Porém, liberado após a invasão policial.

A penitenciária abriga presos condenados. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, os presidiários do Moniz Sodré são vinculados à facção criminosa CV (Comando Vermelho).

Logo após o início da rebelião, a secretaria informou que a penitenciária mantinha 1.357 presos. A capacidade máxima do Moniz Sodré é de 1.426 presidiários, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

Outras rebeliões

No final de semana passado, uma rebelião no presídio Hélio Gomes (Estácio, zona norte) deixou um preso morto e 16 pessoas ficaram feridas. Na ocasião a PM também invadiu o presídio e acabou com a rebelião.

No final de maio, 30 presos e um agente morreram durante uma rebelião ocorrida na Casa de Custódia de Benfica (zona norte).

Com Folha de S.Paulo

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o sistema penitenciário
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre rebeliões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página