Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 22h34

Pingüins viram atração para banhistas na orla do Rio

Publicidade

TALITA FIGUEIREDO
da Folha de S.Paulo, no Rio

Quatro pingüins foram encontrados na manhã desta quinta-feira na orla do Rio. Três deles estavam na praia de Copacabana (zona sul) e o quarto apareceu em São Conrado (zona oeste). Eles teriam vindo do sul da Argentina e chegado ao Rio trazidos por uma corrente marítima.

Debilitados por causa do esforço físico da viagem, os animais receberão tratamento especial no zoológico de Niterói (cidade a 14 km do Rio). Quando estiverem recuperados, eles deverão ser levados para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, no Rio Grande do Sul.

O primeiro deles, batizado de Juan, foi encontrado em uma rede de pescador, por volta das 3h, na altura do Posto 6, em Copacabana. O segundo foi resgatado por um salva-vidas às 7h em São Conrado e ganhou o nome de Bombeirão. O mar estava jogando-o contra as pedras.

Outros dois passaram a tarde dando "shows" na orla e foram a atração de quem passeou pela praia. Segundo o coronel Marcos Silva, comandante da Unidade Especial do Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas são proibidos de retirar os animais da água, por ser o habitat natural deles.

"Só quando eles vão para a areia e já estão muito cansado é que nós os pegamos e levamos para o zoológico", afirmou.

Segundo ele, os pingüins que aportam no Rio são inexperientes e têm menos de um ano de idade. "Eles vão atrás de peixes e acabam sendo arrastados por uma corrente marítima", disse Silva.

Em dez dias, nove pingüins foram levados para o zoológico de Niterói. Um deles não resistiu e morreu.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre pingüins no litoral brasileiro
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página